Casa do Minho do Rio recebe comitiva de Viana do Castelo

Por Ígor Lopes

A agenda de eventos deste ano da Casa do Minho do Rio de Janeiro começa com uma grande celebração em torno da amizade entre essa instituição portuguesa e o governo do município português de Viana do Castelo, na região Minho, em Portugal.

No dia 16 de março, sexta-feira, às 19h, o presidente da Casa do Minho, Agostinho dos Santos, estará presente numa sessão solene na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, promovida pela vereadora luso-brasileira Teresa Bergher, que marcará a geminação oficial entre a cidade do Rio e de Viana do Castelo. O evento contará com a presença de José Maria Costa, presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, além de comitiva governamental dessa localidade lusitana.

Já no dia 17, sábado, às 20h, será lançado o livro “Viana do Castelo – O Amor da minha vida”, de autoria do antigo juiz brasileiro, Roberto Wider, e com ilustrações realizadas pelo vianense Victor Roriz, no Salão Nobre da Casa do Minho, na zona Sul carioca.

Geminação aprovada
A geminação da capital do Alto Minho com o Rio de Janeiro foi aprovada no dia 01 de março, durante reunião da Câmara de Viana do Castelo, por unanimidade.

Em Viana do Castelo, José Maria Costa revelou que “havia já uma intenção da Prefeitura do Rio de Janeiro” em “aprofundar relações culturais e de turismo”, através “da grande presença de portugueses existentes naquela cidade”. Afirmou que Portugal tem assistido não só a um forte crescimento do turismo brasileiro, mas também de investimentos. “Mesmo aqui no concelho de Viana do Castelo estamos a sentir isso”, rematou.

Costa afirmou ainda que existe “um relacionamento de vários anos com o Rio de Janeiro, nomeadamente com a Associação Casa do Minho de Rio de Janeiro”. Esta Casa já foi declarada pela autarquia minhota como instituição de mérito de Viana do Castelo e celebra o 90º aniversário a 18 de março.

Atualmente, Viana do Castelo já está geminada com a cidade de Aveiro, em Portugal, as cidades francesas de Riom, Hendaye e Péssac, Lancaster na Inglaterra, Lugo, em Espanha, a Ilha de Santo Antão, em Cabo Verde, Ziguinchor, do Senegal, Cacheu, de Guiné-Bissau, e Matola, de Moçambique. Quanto às cidades brasileiras, Viana do Castelo tem acordos de geminação com Itajaí, Porto Seguro, Igarassu, Cabedelo, Alagoas e Viana (Maranhão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend