77 anos de Casa de Portugal comemorados com cultura e fado

Por Mundo Lusíada

O presidente da casa Dr. Julio Rodrigues, entregou homenagens a Manuel Bittencourt e José de Freitas, ao lado de Rui Fernão Mota e Costa, e Fernando Ramalho.

A Casa de Portugal de São Paulo promoveu uma noite de festa para comemorar os 77 anos de fundação da entidade, com homenagens e uma apresentação especial da fadista Marina Mota, em 13 de julho. Conhecida do público brasileira pela sua carreira de atriz, depois de participar da novela da TV Globo “Aquele Beijo”, a também cantora portuguesa encantou os presentes com sua voz e interpretação.

Ao Mundo Lusíada, o presidente da casa Dr. Julio Rodrigues falou sobre a atração principal da noite. “Ela se apresentou há uns seis meses em São Paulo, a convite da Gloria de Lourdes e Teresa Morgado, e nós ficamos encantados. Porque ela tem aquela energia, e uma presença de palco” elogiou.

O evento começou com a inauguração da exposição “Janelas de Portugal” do fotógrafo Hênio Souza. Após o coquetel, os convidados desceram para o salão de festas, para as homenagens da noite seguidas do jantar.

De acordo com o presidente, essa data representa 77 anos de amor dedicados a entidade. “Da mesma forma que eu fico emocionado, todos os ex-presidentes na data de hoje que aqui estiveram ficaram emocionados. Não importa a grandeza, não importa a riqueza, o que importa é a boa vontade e o amor que colocamos nas coisas, é trabalhar uníssono. Hoje já há muito mais união e fraternidade dentro da comunidade, algumas pessoas trabalharam muito para que isso acontecesse”.

Os homenageados deste ano, com a medalha “Comendador Pereira Queiroz” foram José de Freitas, da Numatur Turismo e Casa de Portugal do ABC, além de Manuel Bittercourt, presidente da Casa Ilha da Madeira de São Paulo. “Hoje fizemos justiça a duas pessoas que vivem e trabalham pela comunidade, que tem um valor imenso. Ambos da área de turismo e que fazem seu negócio dentro da comunidade, mas que dão muito, não só em contributo financeiro mas contributo de vontade, de participação e pelo fato de gostarmos de Portugal e da nossa comunidade. Mais do que merecido, são pessoas fantásticas” diz Dr. Julio citando que ultimamente as homenagens são feitas sem que os homenageados saibam, os convidados vão a festa sem saber quem são os honrados do ano.

“É uma alegria muito grande para nós. É uma homenagem singela mas que transborda de amor e reconhecimento. São pessoas do bem, que trabalham pelos outros e não exita em colaborar”, disse o presidente, citando ainda a integração que este ano a casa teve com o Turismo de Portugal, na abertura da exposição Janelas de Portugal, na mesma noite.

Durante uma curta solenidade, o cônsul geral de Portugal em São Paulo fez referência ao presidente da casa Dr. Julio Rodrigues, parabenizando pelos 77 anos de fundação da casa, além de autoridades locais como o representante do prefeito Gilberto Kassab. Também citou a importância de uma maior relação bilateral entre ambos países e a força da comunidade portuguesa, exemplificada com a data.

Apresentação da fadista Marina Mota no palco da casa.

O secretário de Relações Internacionais, Guilherme Matar, esteve presente representando o prefeito Kassab, e falou que a comunidade portuguesa tem uma importância maior do que outras estrangeiras no país, pelo seu papel na construção da nação. “Os portugueses e paulistanos descendentes de portugueses são sempre afáveis, acolhedores, trabalhadores e continuam fazendo progresso na nossa cidade. Nosso papel aqui é de estender a mão pela relação histórica e sempre promovendo as relações bilaterais”.

Após o requintado jantar do Buffet O Marques, o evento trouxe o espetáculo da noite, com os músicos Sergio Borges, Ricardo e Renato Araújo, Saulo Rodrigues e Mario Rui, acompanhando a fadista portuguesa Marina Mota, quem nos recebeu no camarim com toda simpatia. Confira essa entrevista na próxima edição!

 

Leia mais em: “Janelas Portuguesas” na abertura dos 77 anos da Casa de Portugal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend