Todos os presos já foram resgatados de gruta da Tailândia

Da Redação
Com Lusa

As últimas semanas em que países do mundo acompanharam o resgate dos meninos da Tailândia, num momento de união em prol da causa em todo o mundo, acabou com um final feliz.

Todos os 12 jovens jogadores de futebol e o treinador que ficaram há duas semanas encurralados numa gruta no norte do país estão a salvo, segundo as autoridades tailandesas.

Os últimos quatro rapazes e o treinador foram retirados nesta terça-feira da gruta de Tham Luang, em Chiang Rai, no norte da Tailândia.

O grupo de 12 rapazes e o treinador foram explorar a área depois de um jogo de futebol no dia 23 de junho.

Na altura, as inundações resultantes das monções bloquearam-lhes a saída da gruta e impediram que as equipes de resgate os encontrassem. O acesso ao local onde ficaram encurralados só foi possível via mergulho, através de túneis escuros e estreitos, cheios de água turva e correntes fortes.

Os rapazes e o treinador foram retirados numa operação que durou três dias e que começou no domingo, quando os mergulhadores conseguiram retirar da gruta os quatro primeiros rapazes.

Na segunda-feira foram retirados outros quatro e hoje a equipe de resgate retirou os últimos quatro garotos e o treinador.

Durante a operação de resgate, que era muito complexa, um dos experientes mergulhadores faleceu sem oxigênio para priorizar para os meninos ainda presos na caverna.

O local, que foi atenção de todo o mundo por vários dias, recebeu voluntários de vários países e recebeu diferentes convites e ajudas de governos e instituições, numa ajuda comum em prol das vítimas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend