Celebração da Imagem de Fátima vinda de Portugal reuniu 25 mil fiéis no Santuário de Aparecida

 

Aparecida_NossaSenhoraFatima (14)
Ana Maria Braga, Pe. Antonio Maria e Sergio Reis também participaram do Terço Luminoso. Foto Thiago Leon. Confira Galeria>>

 

Mundo Lusíada
Com agencias

Uma multidão fervorosa acolheu a Imagem de Nossa Senhora de Fátima no Santuário Nacional, em 17 de maio. A missa solene de acolhida da Imagem foi presidida pelo Cardeal Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. Cerca de 25 mil pessoas estiveram na celebração.
A Missa foi concelebrada pelo Bispo de Leiria-Fátima, dom Antônio Augusto dos Santos Marto, pelo Bispo Auxiliar de Aparecida, dom Darci Nicioli, pelo Reitor do Santuário Nacional, padre Domingos Sávio da Silva, pelo reitor do Santuário de Fátima, padre Manuel Cabecinhas, além de inúmeros padres, diáconos, religiosos e fiéis romeiros.
Participou também uma comitiva vinda de Portugal, representantes de entidades luso-brasileiras, entre outras autoridades.
Pelo corredor a Imagem de Nossa Senhora de Fátima foi levada pela Segurança Patrimonial do Santuário até o Altar Central.
Na acolhida, o cardeal destacou a bênção especial que representava a presença permanente da réplica da Imagem de Fátima venerada na Capela das Aparições, para a Casa da Mãe Aparecida. “Fátima tem uma grande relação com Aparecida”, disse Dom Raymundo. Essa relação o cardeal destacou a partir de diversos elementos vivenciados na história dos dois santuários.
Dom Antonio Marto destacou a alegria de estar no Santuário Nacional e trazer a Imagem de Fátima. Para a acolhida foi “tão filial e tão entusiasta que ficará para sempre gravada no íntimo do coração. Verdadeiramente, foi algo surpreendente e admirável, mostra como é admirável a vossa fé e o vosso amor à Mãe Santíssima”, disse o bispo.
Durante a homilia, Dom Damasceno agradeceu o envio da Imagem de Fátima no Santuário de Aparecida. “Acolhemos com profunda gratidão e devoção a bela e veneranda Imagem cópia autêntica da Virgem de Fátima oferecida ao Santuário Nacional de Aparecida” disse e citou os jubileus de 2017. “Faço votos que as celebrações desses jubileus sejam um verdadeiro ‘kairós’, um tempo especial da misericórdia de Deus, da sua bondade e ternura, e um tempo de conversão e oração para todos os peregrinos que visitarão esses dois santuários”.
Dom Damasceno adiantou que em 2015 espera retribuir a visita fraterna, quando a Imagem de Aparecida deverá ser entronizada também no santuário mariano em Portugal.

Terço uniu devotos, cantores e artistas
Milhares de pessoas acompanharam no Santuário Nacional de Aparecida o ‘Terço da Esperança’ na cerimônia de acolhida da imagem vinda do Santuário de Fátima, em Portugal.
A oração contou com a presença de diversos cantores e artistas brasileiros, e também representantes da Comunidade Portuguesa.
Estiveram presentes no Santuário Nacional a apresentadora Ana Maria Braga que desde 2002 promove a ‘Missa da Esperança’ no Brasil e em Portugal em agradecimento a Mãe de Fátima, e os cantores brasileiros padre Antonio Maria, Joanna, Fafá de Belém e Sérgio Reis, alguns dos quais já participaram da iniciativa da apresentadora brasileira em outros anos.
A iniciativa conta com o apoio da Casa de Portugal e do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira, sediados em São Paulo.​
A procissão que antecedeu o terço marcou o primeiro ato solene da iniciativa conjunta entre os Santuários de Nossa Senhora Aparecida (Brasil) e Nossa Senhora de Fátima (Portugal) para as festividades de dois jubileus em 2017, os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Portugal e também os 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba do Sul.

Aparecida_NossaSenhoraFatima (7)Missa de entronização
Cerca de 25 mil fiéis acompanharam a missa de entronização da Imagem de Nossa Senhora, ocorrida na manhã de 18 de maio. A celebração foi presidida pelo Bispo de Leiria – Fátima, Dom Antônio Marto, e concelebrada por Dom Raymundo Damasceno Assis.
Dom Antônio mencionou a emoção de participar deste momento único em Aparecida e mencionou o desejo que todo cristão deve ser ‘todo de Deus’, a exemplo de Maria.
Após a celebração, em procissão, a Imagem de Fátima foi levada ao monumento dedicado a Ela, localizado do lado direito da Porta Santa, na entrada principal da Basílica.
Dom Antonio Marto indicou em sua homilia o que representa a espiritualidade e a devoção ao Coração Imaculado de Maria para o mundo. “A autêntica espiritualidade e a devoção ao Coração Imaculado de Maria é uma grande atualidade e beleza. Em primeiro lugar, porque a Mãe fala aos filhos usando a linguagem do coração. O coração fala ao coração, e é a linguagem que todo o povo entende, que toda a gente entende. O mistério do amor entra pelo coração, pois a linguagem do amor é a linguagem do coração”.
Dom Antonio Marto rezou a Maria, pedindo que ela conceda a todos “coração e olhos” capazes de “contemplar a ternura de Deus” frente ao mal presente no mundo, e lembrou a frase que São João Paulo II disse ao visitar o Santuário de Fátima: “Foi a dor dos filhos que fez gritar o Coração da Mãe em Fátima”.
Logo_Galeria-de-ImagensAo final da missa, todos acompanharam o andor de Nossa Senhora de Fátima até o Monumento Fátima, no Jardim Norte, onde a imagem permanecerá para a veneração dos fiéis.
Com pétalas caindo da Torre Brasília, a imagem foi retirada do andor e colocada sob o monumento, onde dali abençoará todos os romeiros e romeiras que vierem visitar a Casa da padroeira dos brasileiros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: