Webinário da Fecomércio discute o futuro das viagens, desafios para cruzeiros e agentes

Da Redação

O Conselho de Turismo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) apresenta na próxima terça-feira (18 de maio), às 17h, o webinário O futuro das viagens: desafios para cruzeiros e agentes, em seus canais no YouTube e no Facebook.

Esta é a segunda edição da série de lives Fora do Roteiro, que trará, quinzenalmente, informações, tendências, orientações e discussões relevantes sobre o turismo brasileiro aos empresários do setor.

Nesse momento incerto, é fundamental reunir dados, debater ideias e apostar em iniciativas capazes de alavancar novamente o setor. Na ocasião, a presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP Mariana Aldrigui, convida Magda Nassar, da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav Nacional) e Marco Ferraz, da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), para discutir os desafios, as mudanças e as perspectivas desses segmentos para os próximos meses e anos, que também impactam diversas áreas de negócios.

Entre os temas que serão abordados: as incertezas e as indefinições do momento, em que profissionais, empresários e especialistas de todo o mundo buscam respostas; as previsões para o segundo semestre; a situação atual das reservas; o comportamento do turista diante desse cenário; o papel das agências e dos agentes de viagem daqui em diante, cases do exterior; entre outros.

Nos encontros seguintes do Fora do Roteiro, estão previstos ainda temas como a adoção da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) pelo setor turístico, o planejamento de eventos híbridos no segundo semestre, o chamado “passaporte da imunização”, novos negócios que estão surgindo para dar conta das mudanças no setor. Tudo balizado por dados e análises produzidos todos os meses pelo Conselho de Turismo da FecomercioSP, de forma que os empresários usem as discussões como bússolas para os seus empreendimentos.

Quedas

O último mês do verão, quando muitas pessoas ainda estariam viajando pelo País, seguiu sendo ruim para o turismo brasileiro, como já era a tônica: segundo levantamento da FecomercioSP, março foi de queda de 17,6% no faturamento em relação ao mesmo mês de 2020 – quando, já impactado pela chegada do covid-19 ao País, o setor caiu 22,3%.

Uma outra comparação ajuda a compreender melhor a crise do turismo: o faturamento de R$ 8,82 bilhões de março de 2021 foi mais de um terço menor (36%) do que aquele registrado há dois anos, em março de 2019 – no último ano sem pandemia. Em outras palavras, o setor perdeu um terço do tamanho agora, em relação àquele contexto pré-pandêmico.

O número aumenta também o prejuízo do turismo nacional durante a pandemia, que já é R$ 67,7 bilhões entre março de 2020 e o mesmo mês deste ano. Isso significa que, em meio à crise, o setor perdeu mais de um terço do seu tamanho (-38,1%). No acumulado de 2021, a retração também é expressiva: -26,5%.

Para a Federação, estes dados indicam um quadro complexo, em que o turismo não consegue encontrar caminhos para iniciar uma recuperação. Considerando a baixa expressiva no faturamento de março do ano passado, quando as pessoas entravam em quarentena, a queda de agora é ainda mais negativa, porque aponta que as atividades turísticas estão piores agora até mesmo do que naquele primeiro momento da crise.

FecomercioSP representa 1,8 milhão de empresários, que respondem por quase 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e geram em torno de 10 milhões de empregos.

Serviço:
Webinário FecomercioSP
Fora do Roteiro
O Futuro das Viagens: Desafios para Cruzeiros e Agentes
Data: 18 de maio, terça-feira
Horário: 17h
Onde: canais da FecomercioSP no YouTube e no Facebook
Inscrições: https://representa.fecomercio.com.br/webinarios_turismo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: