Visita de turistas brasileiros a Lisboa cresce mais de 20% em 2010

Aumento da presença brasileira na capital portuguesa é destaque do turismo neste início de ano.

Da RedaçãoPortugal Digital

O Brasil continua sendo um dos mais promissores e lucrativos mercados para a cidade de Lisboa, em Portugal, pelo menos do ponto de vista turístico. Segundo dados divulgados pelo Aeroporto de Lisboa, citados pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), os primeiros meses de 2010 marcaram um crescimento "significativo" no número de turistas brasileiros que viajaram para a capital portuguesa.

O levantamento registrou um aumento médio de passageiros do Brasil em 20,3%, só entre janeiro e fevereiro passado, o equivalente a cerca de 37 mil visitantes a mais do que no mesmo período de 2009, contabilizando mais de 220 mil passageiros que embarcaram e desembarcaram em Lisboa de voos com origem ou destino no Brasil.

Esses números posicionam o Brasil como a segunda principal origem e destino de voos internacionais na capital lusitana, atrás apenas da Espanha.

Outro detalhe relevante fica por conta do crescimento nas dormidas de turistas brasileiros em hotéis portugueses nos últimos meses de 2009, com crescimento de 9,1% em outubro, 27,8% em novembro e 23,9% em dezembro, em relação a igual período de 2008.

Em 2009, diversas ações que fazem parte do Projeto Integrado de Comunicação da ATL, na campanha intitulada "Lisboa Convida", contribuíram para a crescente procura dos brasileiros pelo destino português.

"Só nos primeiros quatro meses do plano de comunicação efetuado em grandes portais brasileiros, com o intuito de ampliar o turismo entre Brasil e Portugal, foi alcançado um expressivo resultado, com o acesso de mais de 6 milhões de internautas", informou a ATL.

Recentemente Lisboa foi eleita o "Melhor Destino Europeu 2010 – A Escolha dos Consumidores", com base nos resultados da votação numa lista de dez cidades proposta pela Associação dos Consumidores Europeus, uma entidade independente com sede em Bruxelas.

Os critérios considerados para esta eleição – que decorreu entre dezembro de 2009 e janeiro de 2010 e foi efetuada pela primeira vez ao nível das cidades – incidiram na qualidade de vida e das infra-estruturas, assim como na oferta cultural e turística de Lisboa.

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