Valença prevê receber 60 mil peregrinos de Santiago em 2018

Da Redação

Valença prevê atingir os 60 mil peregrinos, até o final deste ano, marcando um incremento de 35% face a 2017. É crescente o número de peregrinos todos os dias no Caminho Português para Santiago, central e da costa.

Os dados, cedidos pela Oficina do Peregrino da Xunta de Galicia, apontam para que até ao final do ano Valença supere os 60 mil peregrinos em Valença, entre os que passam e começam o caminho na cidade portuguesa. Em 2016 foram 33.380 e em 2017, 42.000 a percorrer os troços deste caminho em Valença.

Em julho saíram e ou passaram em Valença 5436, destes 4394 fizeram o Caminho Central e 1042 o Caminho da Costa.

O primeiro albergue oficial a surgir em Portugal foi o de São Teotónio. Hoje, a estrutura gerida pela Câmara Municipal complementa-se com a oferta de três albergues privados em Cerdal e Fontoura e pelas demais 40 unidades hoteleiras do concelho.

O Menu do Peregrino também conquista os peregrinos com pratos especiais para os peregrinos a preços mais econômicos. Das 84 unidades de restauração do concelho são cada vez mais as aderentes a este menu, sobretudo as que ficam na confluência destes percursos.

Valença é um dos pontos do mundo por onde passam e ou começam os peregrinos para Santiago de Compostela. Ao meio da ponte internacional, em pleno caminho, é possível estar com um pé em Portugal e outro em Espanha, sobre o rio Minho, com a Catedral de Tui em frente e a Fortaleza de Valença atrás.

Considerada bastião militar da defesa da independência de Portugal, Valença é hoje um símbolo das relações entre Portugal e Espanha.

A cidade conquistou a terceira posição, em fevereiro, como ponto de partida dos peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela. Sarria, no Caminho Francês, ocupa o primeiro lugar e o Porto, no Caminho Português, na segunda posição, segundo dados da Oficina del Peregrino.

Fica no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Alto Minho, Valença é limitada a leste pelo município de Monção, a sul por Paredes de Coura, e norte pela Galiza, através do município de Tui.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: