Turismo: A primeira vez em Lisboa, Cidade das Sete Colinas

Da Redação

Conhecida como “Cidade das Sete Colinas”, devido aos seus grandes morros e encostas que a definem com uma topografia íngreme, a capital portuguesa Lisboa traz muita história, tradição e uma gastronomia de dar água na boca.

São sete as principais colinas que rodeiam a cidade: Castelo, Graça, Monte, Penha de França, São Pedro de Alcântara, Santa Catarina e Estrela – vistas próximas ao lendário Rio Tejo. Telhados vermelhos e azulejos coloridos enfeitam essa capital que tem um pouco mais de 500 mil habitantes.

Entre os pontos turísticos que devem contar no roteiro de quem desembarca pela primeira vez em Lisboa, estão as Casas de Fado, o estilo musical português mais famoso ao redor do mundo, a Torre de Belém, o Centro Cultural de Belém, o magnífico Oceanário de Lisboa, o Museu do Design e da Moda (MUDE), o Elevador Santa Justa, as ruas estreitas da antiga Alfama, Castelo de São Jorge e outros.

E, falando em gastronomia, o queridinho e famoso pastel de Belém, que pode ser encontrado em vários estabelecimentos no Brasil, também é vendido no bairro de Belém. Vale encarar a fila para experimentar o doce original na pastelaria mais famosa do país.

A região comercial, coração da cidade – Baixa Pombalina, Chiado e Carmo –, também traz boas opções da culinária local. A rua Augusta, na Baixa Pombalina, por exemplo, é um calçadão que segue do Arco Triunfal rumo a Praça do Rossio e coleciona restaurantes dos mais variados tipos de culinária, com mesas e cadeiras ao longo de toda a sua extensão.

Os apaixonados por compras têm aqui também diversas lojas de marcas internacionais. Para quem gosta de vinho, a dica é experimentar os vinhos de Douro, Dão e Alentejo. E os amantes de café podem seguir rumo à rua Garret, cheia de lojinhas e cafeterias.

O peixe também não pode faltar nessa experiência de aromas e sabores: os típicos sardinha e bacalhau são irresistíveis na cozinha portuguesa e merecem ser degustados nessa passagem à cidade. Lá, o bolinho de Bacalhau se chama “pastel de bacalhau”.

E esses trocadilhos e pegadinhas do idioma não se limitam apenas às comidas: celular é conhecido como telemóvel; banheiro, vira casa de banho; café da manhã é um pequeno almoço; e quem utiliza ônibus, embarcará no que chamam de autocarro.

Esse é o roteiro montado pela Air Europa, divisão aérea do grupo Globalia, que embarca os viajantes para Portugal a partir de São Paulo, Salvador e Recife, passando por Madrid.

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend