Turismo Porto e Norte comemora 2014 como ano recorde

Vila Nova de Gaia, Porto. Foto: Antônio Amen
Vila Nova de Gaia, Porto. Foto: Antônio Amen

Da Redação

O Porto e o Norte de Portugal registraram 2,6 milhões de dormidas de estrangeiros entre Janeiro e Outubro de 2014, mais 13,8% do que no período homólogo de 2013, segundo dados anunciados pela Associação de Turismo do Porto, num ano importante nesta área para todo o país.

“No final de 2014 superamos as 2,6 milhões de dormidas de estrangeiros no Porto e Norte de Portugal, quando de acordo com o PENT — Plano Estratégico Nacional do Turismo – esse objetivo deveria ser alcançado somente no ano de 2015”, afirma, em comunicado, a ATP.

O objetivo fixado para 2014 era o “incremento de 150 mil dormidas de estrangeiros no destino e no final de Outubro esse objetivo foi duplicado”, salienta, adiantando que “o crescimento de afluxo de turistas estrangeiros à região registrou um número recorde”.

Espanha, França, Brasil, Alemanha e Reino Unido ocupam os cinco primeiros lugares de países emissores, seguindo-se Itália, Holanda, Estados Unidos, Bélgica e Escandinávia.

“Contudo, o destino [Porto e Norte de Portugal] tem registrado uma diversificação de mercados e existem atualmente outros mercados que começam a demonstrar alguma preponderância como é o caso da China, Rússia, Polônia, Índia, Irlanda, entre outros”, destaca a associação.

A ATP aponta “a autenticidade e diversidade do destino, desde o patrimônio cultural e histórico, ao lazer, gastronomia e vinhos, assim como o fato da região integrar quatro zonas classificadas patrimônio mundial pela UNESCO” como fatores que contribuem para este resultado. A qualidade da oferta turística e de serviços, ser considerado um destino seguro e oferecer uma boa relação qualidade-preço são outros fatores “importantes”.

Estremoz
Também a Câmara Municipal de Estremoz revelou que 2014 foi “o melhor dos últimos anos”, em termos turísticos, para a cidade alentejana, com o número de turistas portugueses e estrangeiros “a aumentar significativamente”.

Em comunicado, o município indicou que, entre janeiro e outubro deste ano, o posto de turismo registou mais de 12 mil visitantes, um número “muito superior” ao verificado em todo o ano de 2013, cerca de 10 mil, além dos “milhares de turistas” que visitam a cidade, mas que não se deslocam aos serviços de turismo. Os visitantes portugueses são a maioria, mas a cidade do distrito de Évora é também visitada por “muitos turistas estrangeiros”, sobretudo de Espanha, Reino Unido e França.

A câmara refere que o aumento de turistas resulta de ações de promoção desenvolvidas pelo município, nomeadamente a presença na Bolsa de Turismo de Lisboa e noutras feiras nacionais e internacionais, nas quais tem vindo a promover o patrimônio histórico, monumental, gastronômico e cultural do concelho.

De acordo com a autarquia, “o apoio” da câmara municipal à gravação de uma telenovela em Estremoz, o desenvolvimento de vários suportes de divulgação turística, como exposições e outras atividades que decorreram no posto de turismo, no âmbito do programa “Estremoz tem mais encanto”, foram outros motivos que contribuíram para “o crescimento do número de turistas”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: