Turismo mundial sobe em 2019 e registra 10 anos consecutivos de crescimento, diz OMT

Da Redação
Com Lusa

O turismo mundial fechou 2019 com 1.500 milhões de chegadas de turistas internacionais, mais 4% do que no ano anterior, e registra dez anos consecutivos de crescimento, divulgou a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Citada pela agência de notícias espanhola EFE, a responsável de Inteligência de Mercado e Competitividade da OMT, Sandra Carvao, assinalou que se registraram mais 54 milhões de turistas internacionais do que em 2018.

As chegadas internacionais cresceram em todas as regiões do mundo, no ano passado, mas a incerteza em torno da saída do Reino Unido da União Europeia (‘brexit’), a falência da Thomas Cook, as tensões geopolíticas e sociais e a desaceleração da economia global fizeram com que o crescimento fosse mais moderado, comparativamente com as “excepcionais” taxas de crescimento registadas em 2017 (7%) e 2018 (6%), acrescentou a responsável.

Para 2020, a OMT prevê um resultado semelhante ao do ano passado, embora “de uma forma muito cautelosa”, aguardando ainda os resultados finais de alguns países, como por exemplo os Estados Unidos, não esperando, no entanto, mudanças significativas no ‘ranking’ dos principais destinos turísticos mundiais, no qual Portugal ocupa o 17.º lugar.

Segundo a publicação Destaques do Turismo Internacional da OMT de 2019, as receitas de exportação geradas pelo turismo cresceram para US$ 1,7 trilhão em 2018, um aumento de 4% comparado com o ano anterior. Esse valor representa US$ 5 bilhões de receitas todos os dias.

Entre os 10 principais destinos mundiais, a França continuava sendo a principal escolha de turistas internacionais. Já em relação a receitas, os Estados Unidos lideraram também em 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend