Turismo do Algarve perspectiva um 2014 “positivo”

Da Redação
Com Lusa

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O presidente do Turismo do Algarve, Desidério Silva, perspectivou um 2014 “muito bom” ao nível dos indicadores da conjuntura turística, após os dados do verão passado apontarem para subidas nas dormidas, nos proveitos e nas taxas de ocupação.
Em declarações à Lusa, Desidério Silva comentou os números divulgados pelo Turismo do Algarve no boletim da conjuntura turística do terceiro trimestre de 2013, em 15 de janeiro, e apontou ainda o incremento de 25,4% verificado nos turistas provenientes de um mercado tradicional que procura a região, o alemão, para justificar o otimismo com que encara a atividade turística em 2014.
O dirigente considerou que, “em função dessa evolução e imagem muito positiva da região, perspectiva-se um 2014 com indicadores muito bons, face à procura que existe já de alguns mercados, nomeadamente do alemão”. “Estes indicadores e números já vêm um pouco na sequência daquilo que foi a evolução do ano de 2013, porque quando chegamos ao fim do primeiro semestre já tínhamos um número considerável de mais cerca de 300 mil dormidas”, afirmou o presidente do Turismo do Algarve.
O boletim refere ainda, no editorial, que “a boa performance ficou a dever-se sobretudo ao grande afluxo de estrangeiros” durante os três meses da época alta (julho, agosto e setembro), que ajudou “a compensar o menor volume de turistas nacionais”, mercado que registrou uma quebra de 1,7% comparativamente com o período homólogo de 2012.
“Também o movimento de passageiros no aeroporto de Faro cresceu entre julho e setembro, fechando com chave de ouro o verão no Algarve”, diz o boletim, que aponta para uma subida de 5,7% no movimento total de passageiros verificado no aeroporto de Faro, em comparação a 2012.
O presidente do Turismo do Algarve destacou ainda a importância da promoção turística realizada e da cativação de “operadores e parceiros que possam trazer turistas para a região” como medidas que ajudaram à subida desses indicadores. Entre essas medidas, está a criação de pacotes de férias completos, com hotel e voos, negociados com operadores turísticos e que ajudaram a aumentar também o número de dormidas dos mercados tradicionais, como o alemão ou o holandês.
“Obviamente que isso também é importante, porque os holandeses e os alemães têm números de dormidas que apontam para as seis/sete noites, isso é um bom sinal. Há aqui alguma retoma do tal mercado tradicional, temos feito esse esforço, conjuntamente com o Turismo de Portugal, e as coisas têm estado a correr de uma forma muito positiva”, afirmou.
Investimento
A Associação Turismo do Algarve (ATA) vai ter seis milhões de euros de orçamento para promover o turismo e a marca Algarve no estrangeiro, segundo o presidente do organismo. “O nosso orçamento este ano ronda os seis milhões de euros que possivelmente vai ser aumentado através de candidaturas”, disse Carlos Luís, à margem da tomada de posse dos órgãos sociais da Associação Turismo do Algarve, em 06 de janeiro.
A fórmula de acordo com a ATA é que os privados põem um determinado montante, que este ano é de um milhão de euros, e depois a Região de Turismo compromete-se com o mesmo valor e o Turismo de Portugal coloca quatro vezes aquilo que puserem os privados, explicou o novo presidente da ATA, referindo que o Turismo de Portugal já transferiu este ano para a ATA 2,1 milhões de euros.
Segundo Desidério Silva, o setor público e privado devem trabalhar em conjunto para que “haja mais promoção”, “mais sócios” e “mais negócios” para a região. Em 2014 o Turismo de Portugal vai transferir uma verba de perto de 5,9 milhões de euros para o Turismo do Algarve, com o objetivo de continuar a promover a marca Algarve nos mercados nacional e internacional.

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