Turismo de Portugal tem verba de R$ 7,4 milhões

Da Agencia Lusa

Inácio Rosa/Lusa Portugal

O vice-ministro português do Turismo, Bernardo Trindade, anunciou que a divulgação de Portugal como destino turístico em 17 mercados selecionados vai contar com uma verba anual de 3 milhões de euros (R$ 7,4 milhões).

Segundo Trindade, que falava aos jornalistas durante a apresentação dos coordenadores que vão liderar as equipes de turismo para a promoção de Portugal no exterior, os mercados abrangidos pelo programa foram selecionados "após um diagnóstico dos principais países emissores" de turistas.

De acordo com o protocolo assinado entre a Agência para o Investimento e Comércio Externo (Aicep) e a agência Turismo de Portugal, o país passa a ter 11 interlocutores que vão promover Portugal em 17 países, permitindo uma maior dinamização das campanhas de promoção e captação de turistas.

"São mercados que representam mais de 90% da cota de países, de receitas e de pernoites de estrangeiros em Portugal", afirmou o governante, explicando que os países emergentes, como China e Japão, ficarão para uma segunda fase do programa.

Divulgação De acordo com o vice-presidente do Turismo de Portugal, Frederico Costa, as equipes foram divididas segundo os seguintes mercados: Brasil, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Holanda e Bélgica, Escandinávia, EUA e Canadá, Itália, Irlanda, Suíça e Áustria.

"Trata-se de uma aposta clara do governo para ter uma maior aproximação ao mercado, numa altura em que se vivem momentos de incerteza. Queremos ser mais atuantes e antecipar tendências", disse Bernardo Trindade.

Os "embaixadores" de Portugal, como denominou o secretário português de Estado, terão como objetivo interagir para melhorar os números da entrada de turistas estrangeiros em Portugal e incentivar os privados ao investimento.

Segundo o protocolo, a agência Turismo de Portugal terá à sua disposição a rede externa da Aicep a serviço do turismo luso, assim como a rede de diplomacia econômica no exterior.

O Reino Unido é o primeiro mercado emissor de turistas em Portugal, seguido por Espanha, França e Alemanha.

De acordo com os dados do Turismo de Portugal, em 2007 Portugal recebeu cerca de sete milhões de turistas estrangeiros, que foram responsáveis por 67,4% dos pernoites estabelecimentos hoteleiros.

Deixe uma resposta