Turismo de Portugal é apresentado no maior evento da América Latina

Por Leonardo CostaPara Mundo Lusíada

Divulgação

Durante três dias, 24 mil profissionais de turismo conheceram as regiões turísticas de Portugal durante a Feira das Américas 2010, considerado o maior evento de turismo da América Latina, organizado e realizada pela ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagens), na Cidade do Rio de Janeiro, RJ, entre os dias 20 e 22 de outubro.Num estande de 150 metros quadrados no pavilhão 4 – Mundo, Portugal apresentou as tradições e modernidades de um país que tem o turismo como prioridade. Ao todo foram 13 expositores, entre empresas e Regiões de Turismo, que marcaram presença no estande português. Na oportunidade do evento, na cidade carioca, o Ministro do Turismo de Portugal, Bernardo Trindade, lançou a nova Campanha de Imagem de Portugal no Brasil, O lançamento seguiu com um coquetel para convidados no Hotel Fasano Rio, quando a apresentadora Ana Maria Braga recebeu a Medalha de Mérito Turístico, honraria instituída pelo Governo Português para distinguir personalidades de todo o mundo que se destacam na promoção e divulgação do turismo em Portugal.A Campanha de Imagem de Portugal no Brasil é uma iniciativa do Turismo de Portugal que visa promover uma abordagem mais atualizada e dinâmica de Portugal para reforçar a imagem de um país ainda mais atrativo e competitivo. De acordo com Bernardo Trindade, “a nova imagem procura combinar modernidade associada às energias renováveis, uma vez que Portugal é pioneiro neste setor. A campanha pretende exaltar ainda a excelência turística de um país que consegue manter suas belas tradições sem deixar de avançar tecnologicamente e investir em atividades ecologicamente corretas e sustentáveis” ressaltou o ministro português.Foi neste contexto que o Turismo de Portugal levou suas Regiões Turísticas, pois a Exposição de Turismo ABAV é reconhecida pela indústria turística como a maior feira de turismo da América Latina e é o foro principal de comercialização e comunicação do setor, atingindo, de forma positiva, toda a cadeia produtiva que dá suporte à atividade do turismo

Brasileiros em Portugal

Portugal espera encerrar o ano de 2010 com 600 mil viajantes do Brasil. Atualmente o mercado do Brasil é o que mais cresce na hotelaria portuguesa e está no ranking dos TOP 10 de emissores de turistas. No ano passado, Portugal foi o destino escolhido por 585,4 mil turistas brasileiros, que deixaram lá mais de 194,7 milhões de euros. O dispêndio médio do brasileiro em Portugal tem aumentado a cada mês, colocando o Brasil no topo da listagem dos turistas que mais gastam no país. De janeiro a junho, houve aumento de 67,1% em comparação ao mesmo período do ano passado. Dados do Banco de Portugal divulgados pelo Turismo de Portugal apontam que o Brasil, que no primeiro semestre de 2009 era o sétimo mercado emissor, este ano subiu à quinta posição, ultrapassando as receitas geradas por turistas da Holanda e dos Estados Unidos, este último país posicionado como o segundo maior emissor. Os dados publicados pelo Turismo de Portugal indicam ainda que os turistas brasileiros que visitaram Portugal de janeiro a junho geraram uma receita de 148,3 milhões de euro, 59,55 milhões a mais que no primeiro semestre do ano passado. Os turistas brasileiros, que no primeiro semestre de 2008 tinham representado 3,6% das receitas turísticas portuguesas, e em 2009, 3,2%; este ano chegaram a 5%, uma participação que é atribuída a vários fatores, entre eles, a desvalorização do euro face ao real e a sazonalidade dos mercados, já que a grande época do turismo europeu em Portugal ocorre no terceiro trimestre, com o verão. O viajante do Brasil é o que mais gasta em Portugal. Enquanto o dispêndio diário médio do turista estrangeiro é de €118,00, no caso do turista brasileiro é de €192, sem contar com as despesas de alojamento. O turista brasileiro em Portugal tem o lazer como motivo principal da viagem, no entanto, há uma procura também por negócios e turismo religioso.Normalmente, a estada média é de 4,3 noites e a média de idade do turista proveniente do Brasil vai de 35 a 44 anos (cerca de 30% do total), no entanto, tem se observado a cada ano um “rejuvenescimento” do fluxo turístico do Brasil para Portugal. Dos brasileiros que visitam Portugal, 35% são do Estado de São Paulo; 11%, do Estado do Rio de Janeiro; 15%, do Estado de Minas Gerais; 22%, de estados da região Sul; 11% das regiões Norte e Nordeste e 6% de outros estados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: