Terminal de Cruzeiros de Lisboa venceu Prêmio Valmor de arquitetura

Da Redação

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa, da autoria do arquiteto Carrilho da Graça, venceu o Prêmio Valmor e Municipal de Arquitetura para o ano de 2017, um dos mais importantes prêmios de arquitetura em Portugal.

Para além do Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o júri, também distinguiu como vencedor o edifício Sede EDP, do atelier Aires Mateus, e atribuiu quatro menções honrosas.

Os prêmios foram entregues em 11 de abril, nos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, que considera os projetos “de qualidade ímpar”, e salienta o novo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, por se tratar de “um projeto construído em frente a um bairro histórico e não se ter registado uma única crítica”.

Receberam o prêmio, o arquiteto Carrilho da Graça, a Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Lídia Sequeira, e Luís Miguel Sousa, em representação da LCP – Lisbon Cruise Port.

“É com muito orgulho que a APL – Administração do Porto de Lisboa, S.A., recebe este prêmio que prova que o Terminal de Cruzeiros de Lisboa é uma obra que honra a arquitetura portuguesa, que estabelece a união entre a cidade e o rio de forma harmoniosa, importante para o turismo e para a cidade, e que posiciona Lisboa entre os portos mais bem servidos no que a atividade de cruzeiros diz respeito” divulgou o órgão.

Segundo informação da Câmara Municipal de Lisboa, os projetos vencedores ficam em exposição no Centro de Informação Urbana de Lisboa até 30 de abril e podem ser vistos de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 20h00, sendo a entrada livre.

O Município informa ainda que durante o mês de abril serão realizadas conferências e visitas às obras distinguidas, com acompanhamento dos autores, sendo a participação também gratuita.

No que diz respeito ao Terminal de Cruzeiros de Lisboa, a conferência realiza-se no dia 22 de abril às 18h30 com o arquiteto Carrilho da Graça, e as visitas ao Terminal realizam-se dia 27 de abril às 10h00 e às 11h30, com represente do atelier Carrilho da Graça.

O Terminal de Cruzeiros de Lisboa já tinha sido uma das escolhas do júri que elegeu Lisboa na categoria de “Melhor Cidade” dos Wallpaper Design Awards 2017.

Pelo Terminal de Cruzeiros de Lisboa, o arquiteto Carrilho da Graça, esteve, também, entre os candidatos à nomeação para o prêmio de arquitetura Mies van der Rohe 2019.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: