TAP deverá crescer em 2009

Da Redação Divulgação

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Em coletiva de imprensa durante a BTL-Bolsa de Turismo de Lisboa, em 23 de janeiro, Luíz Mór, vice-presidente da TAP falou sobre as previsões da empresa para 2009.

Apesar das dificuldades de 2008 que o combustível gerou nos resultados, Mór defendeu que 2009 será um ano de crise mas também de oportunidades e a TAP continuará a crescer em número de passageiros transportados. A previsão de crescimento é de 3,3% no total de passageiros, sendo que o Brasil deverá ter um índice maior dentro desse total.

Em 2008 a TAP transportou no mundo 8.738.000 passageiros, sendo que o Brasil foi responsável por 20,4% deste total. Isso mostra a importância do Brasil no contexto da empresa que tem levado muitos turistas tanto de lazer como de negócios para o país.

Mor comentou que o perfil do cliente em termos de decisão de compra foi alterado, ele passou a deixar para a última hora essa decisão, o que impede uma projecão mais precisa das vendas, a crise mudou o comportamento. Outro dado é que 34% dos passageiros da TAP seguem para outros países de imediato em conexão, e o restante permanece em Portugal.

Em junho iniciam os novos vôos para Moscou, Varsóvia e Helsinque confirmando a aposta em novos destinos e na internacionalização, assim como a consolidação dos já em operação como Belo Horizonte, Brasília, Marrocos e Casablanca.

Estiveram presentes na BTL nesta tarde também o presidente da empresa Fernando Pinto, diretor para o Brasil Mario Carvalho e todos os representantes da TAP na Europa, Africa e EUA.

Mario Carvalho, diretor Brasil TAP; Fernando Pinto, presidente TAP e Luíz Mór, vice-presidente TAP

Na seqüência foi lançada a revista “UP – ouse sonhar mais alto” do mês de janeiro, dedicada aos Açores. Paula Ribeiro que edita a revista há mais de um ano afirmou que a revista já ganhou varias distinções e prêmios, como o destaque na edição espanhola do mês de abril de 2008 da Marie Claire, uma das mais prestigiadas revistas femininas européias, como a melhor do gênero, numa avaliação que envolve transportadoras aéreas de todo o mundo.

TAP e Embratur Em um encontro em Lisboa, Jeanine Pires, presidente da EMBRATUR e Luíz Mór estiveram reunidos com diretores comerciais da TAP de mais de 20 paises para ouvir a proposta da Empresa Brasileira de Turismo na promoção do país.

Luíz Mór adverte que "o investimento em promoção deve ser permanente, pois as duas forças devem se somar. De um lado a TAP oferece as melhores ligações para o Brasil, e de outro a Embratur expõe o que o país tem de melhor no turismo de negócios e eventos e de lazer buscando maior permanência do turista, a fim de ampliar os seus gastos médios deixando mais divisas". Mór observou que apesar da grande concorrência no mercado, a TAP mais que dobrou em receita entre 2006 e 2008 no UK. Que mesmo com a chegada da crise no final do ano passado não mudou esse perfil.

Por outro lado, Jeanine afirma que "a TAP tem se mostrado um grande parceiro na promoção do Brasil e que isso tem refletido na mudança do perfil do turismo receptivo. Um exemplo é a ampliação de visitantes europeus na Amazônia e Pantanal via Brasília e Belo Horizonte, sem contar com a consolidação do nordeste e o incremento do turismo de negócios no sudeste. Concluindo, disse que o Brasil teve resultados de U$ 5,7 bilhões no turismo em 2008 e obteve mais de 6.500.000 desembarques internacionais".

O diretor da TAP para o Brasil, Mario Carvalho, acredita que os resultados podem ser ainda melhores em 2009, pois o país tem grande potencial.

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