SATA Internacional e TAP entre os 5 piores no ranking de pontualidade

Mundo Lusíada
Com Lusa

A SATA Internacional-Azores Airlines e a TAP ocupam o 151.º e o 148.º lugar, respectivamente, num total de 153 transportadoras, na classificação de pontualidade do mês de abril da empresa especializada de estatísticas OAG.

A SATA Internacional-Azores Airlines foi a terceira pior classificada, atrás da canadiana Air Inuit e da argelina Tassil Airlines, com 47% de chegadas pontuais 1%. Na comparação de operações, com 379 companhias, ficou no 268º lugar, com 625 voos.

No ‘ranking divulgado dia 08, a TAP ocupa o 148º com o registro de 53,8% de chegadas a tempo e 1,9% de cancelamentos. Na contabilidade de voos, entre 379 transportadoras, a portuguesa tem um registro de 11,263, traduzindo-se num 59.º posto.

Em abril de 2017, a TAP seguia no 81º posto, entre 137 companhias, com 74,9% de chegadas sem atrasos e 9.682 voos, não existindo dados referentes a cancelamentos.

O ‘ranking’ de pontualidade em abril de 2018 foi liderado pela T’way Air, da Coreia do Sul, com um registro de 99,5% de chegadas sem atrasos e um total de 3.419 voos, enquanto no extremo opostos está Air Inuit, do Canadá, com 39,2% de chegadas pontuais e 1.460 voos.

Em abril, a SATA Air Açores seguia na 128º posição, com 66,7% chegadas pontuais, 3,1% de cancelamentos e 1.235 voos, o que a coloca no 222º posto entre 379 transportadoras na comparação de operações.

Logo depois da SATA, esteve a Air France, que hoje enfrenta o 15.º dia de greve, iniciada em fevereiro, com um 67.º posto da classificação de pontualidade e um total de 28.140 voos.

De Portugal consta ainda a Aero VIP, com 556 voos regionais, e que teve 87,6% de chegadas sem atrasos e 1,9% de cancelamentos, enquanto a Orbest (filial da Evelop Airlines) operou com sucesso todos os 20 voos no quarto mês de 2018 e registou 80% de chegadas sem atrasos.

A mesma empresa tinha contabilizado 557 voos cancelados da TAP no primeiro trimestre de 2018, tendo no seu relatório público mensal de março apontado 1,6% de voos cancelados e que 57,6% das chegadas não sofreram atrasos superiores a 15 minutos, num mês com 10.875 voos.

No ‘ranking’ da pontualidade, a transportadora estava no 151.º lugar entre 156 companhias.

No passado dia 02, o ministro do Planejamento e Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que a paz social na TAP vai favorecer a estabilização da transportadora aérea e dos seus voos.

Em audiência parlamentar, Pedro Marques, recordou os “muitos cancelamentos na Europa que decorreram de situações laborais de outros países”, as “condições climatéricas muito adversas” e a “situação do ponto de vista da paz social da empresa, que felizmente foi ultrapassada, recentemente” após um acordo com o sindicato dos pilotos.

Em 26 de abril foi acordado que os salários dos pilotos da TAP vão aumentar 5% este ano e no próximo, 3% em 2020 e 1% em 2021 e 2022, num total de 15% em cinco anos, mais a correção da inflação estimada em 9,4%.

De acordo com a proposta de atualização salarial que foi aprovada pelos pilotos, os valores de atualização salarial acordados entre a transportadora e a direção do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) são: 5,0% em 2018, 5,0% em 2019, 3,0% em 2020, 1,0% em 2021, 1,0% em 2022, num total de 15,0%.

Este aumento não contempla ainda a correção do Índice de Preços no Consumidor (IPC) no período, de 1,4% em 2018, e de 2,0% nos quatro anos seguintes, num total de 9,4%, referindo-se que “os valores da inflação para o período de 2019 a 2022 são estimados” e que “será aplicável o valor real, independentemente do seu valor, desde que positivo”.

Na prática, este ano os salários dos pilotos da companhia aérea vão ter já este ano um acréscimo de 6,4%.

O consórcio Atlantic Gateway, de Humberto Pedrosa e David Neeleman, detém 45% do Grupo TAP (TAP SGPS), o Estado através da Parpública 50% e os restantes 5% estão nas mãos dos trabalhadores.

Aeroporto de Lisboa é 12º pior classificado

Na pesquisa, o aeroporto de Lisboa ocupou a 12.ª pior classificação no ‘ranking’ de pontualidade de 1.193 aeroportos, ao seguir, em abril, no 1.182 posto, segundo a empresa.

O aeroporto Humberto Delgado teve um registro de 45,5% de partidas sem atrasos e 1,6% de cancelamento. Em termos de operação houve um total de 8.795 voos, colocando a Portela no posto 79, entre 1.200 aeroportos

Com 56,5% de partidas pontuais e 1,5% de cancelamentos, o aeroporto do Porto seguiu na 1.152.ª posição, com 3.767 voos (203.º na lista de operação entre 1.200 aeroportos).

A infraestrutura da Horta ocupava o 1.149.º posto (185 voos), a de Faro a 1.125.ª posição (2.480 voos), Funchal a 1.121ª posição (937 voos), Ponta Delgada a 1.114ª posição (790 voos) e o aeroporto da Terceira 1.016 posto (448 voos).

O mais bem classificado da lista que compara 1.193 infraestruturas é o aeroporto alemão de Saarbruecken, com um registro de 267 voos, e o pior é o da capital da Tunísia, Tunes, com 2.133 voos.

Na análise estatística de 1.194 aeroportos, em março de 2018, Lisboa tinha ficado no 1.176º lugar de pontualidade (47,7% de partidas sem atrasos e 1,3% de cancelamentos).

Em termos de movimentos, com 8.318 voos, o aeroporto da capital foi a 82.º infraestrutura, entre 1.200, a contabilizar mais ligações.

No terceiro mês do ano, o Porto estava na 1.158.ª posição na pontualidade (53% de partidas sem atrasos e 2,1% de cancelamentos e 3.331 voos).

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