Santos amplia Linha Turística do Bonde

A cidade, no litoral de São Paulo, inaugurou novo trecho do bonde elétrico, com homenagens à portugueses.

Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

Na celebração do Centenário do Bonde Elétrico, comemorado no dia 28 de abril – exatamente um século depois da inauguração do serviço do bonde elétrico em Santos – a Prefeitura Municipal inaugurou um novo trecho da linha turística do Centro Histórico, que passa de 1,7 km para 2,9km. O circuito completo, que tem a previsão de ser finalizado nesse semestre, terá 5 km, percorrendo 40 pontos de interesse turístico e histórico.

Os bondes passam agora por novos equipamentos, como o Pantheon dos Andradas, Conjunto do Carmo, Alfândega e o monumento ao fundador da cidade, o português Braz Cubas. Também a Casa do Trem Bélico, o Outeiro de Santa Catarina – marco da fundação da cidade – os casarões antigos e a sede do jornal A Tribuna fazem parte do itinerário. Vários funcionários que trabalharam no antigo serviço de bondes foram homenageados na solenidade, entre eles os portugueses Fernando Mendes Amorim, de 77 anos, e Felix Maria Gonçalves, de 72. "Utilizava o bonde para ir trabalhar", contou Amorim ao Mundo Lusíada. O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, ressaltou os laços da população com o veículo: "O santista tem uma ligação muito forte com o bonde", disse.

Na Praça Mauá, sede da prefeitura, houve apresentação de alunos que integram as bandas da Secretaria de Educação. A programação teve ainda visitas à garagem da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), onde foi mostrado o processo de restauração dos veículos, palestras, lançamento de livros e exposição de painéis fotográficos e de antigas peças do sistema de bondes. A celebração do Centenário contou com o apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Santos. Outras informações no site www.santos.sp.gov.br/bonde.

Presenças da secretária de Comunicação de Santos, Rosana Major; Wânia Seixas, secretária de Turismo de Santos (Setur); Miriam Guedes de Azevedo, chefe do departamento de Políticas do Turismo da Setur; Luiz Dias Guimarães, ex-secretário de Turismo de Santos; Odair Gonzalez (PR), Geonísio Pereira Aguiar, mais conhecido por Boquinha (PMDB) e Manoel Constantino (PMDB), vereadores de Santos; Beto Mansur, deputado federal (PP / SP) e ex-prefeito de Santos; e Claudete Pereira de Souza, presidente do Rancho Folclórico Típico Madeirense.

Histórico: Bonde em SantosA história do bonde em Santos teve início em 1871, quando começou a operar a primeira linha, puxada por burros, um ano antes da circulação na capital. A modernização veio a partir de 1904, quando o sistema foi absorvido pela The City of Santos Improvements Company, responsável também pelos serviços de luz, força e gás na cidade.

O serviço dos bondes foi desativado em 28 de fevereiro de 1971, voltando a operar em 23 de setembro de 2000, com a inauguração da linha turística do Centro Histórico. O passeio, que tem acompanhamento de guia de turismo, já recebeu mais de 800 mil passageiros. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 11h às 17h. O bilhete custa R$ 1,00, sendo gratuito para menores de cinco anos e maiores de 65 anos.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: