Santa Catarina é a primeira a confeccionar o Maior Manto do Mundo à nossa Senhora

Da Redação

Quem visita Santa Catarina tem, além das belezas naturais, um roteiro especial para seguir: é o destino religioso. Há 22 santuários no estado, mas é na cidade de Navegantes que está a única Paróquia do mundo a ter feito um manto gigante para Nossa Senhora.

Com população de 77.137 habitantes – segundo estimativa do IBGE – o município ainda contempla os costumes e as tradições açorianas, por isso a padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes.

A fé pela Santa teve início no século XV quando se pedia proteção durante as navegações. Por ser uma cidade litorânea, com destaque na pesca e na área portuária, Navegantes tem na sua cultura o acolhimento ao homem do mar, e alcançou ainda mais notoriedade em julho, quando conquistou o certificado pela confecção do maior manto do mundo.

No dia 2 de fevereiro de 2018, cerca de 10 mil pessoas participaram do ato de fé que entrou para a história, quando os fiéis carregaram a veste gigante durante a 122ª Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. O manto, que foi abençoado pelo bispo da Diocese Dom Rafael Biernaski, tinha 1.059,80 m2 e demorou 60 dias para ficar pronto. Após o trajeto, ele foi dividido em 16 mil pedaços e distribuído aos cristãos, como uma recordação do feito e um símbolo de bênçãos e proteção.

O ato religioso vai se repetir todos os anos com a confecção do manto, e inclui o Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes, que fica no Centro da cidade, no percurso turístico catarinense. A história da Paróquia é centenária, assim como a de vários outros locais do estado que já estão consolidados na rota da devoção.

Próximo de Navegantes estão as cidades de Brusque, que se consagra com o Santuário de Azambuja reunindo o maior acervo brasileiro de arte sacra, e Nova Trento, município da primeira santa brasileira: Santa Paulina.

A expectativa é bastante positiva para o turismo religioso, que cresce todos os anos no mundo. Dados de uma pesquisa do Sebrae revelam que no Brasil há cerca de 300 destinos de turismo religioso. No ano passado, o segmento movimentou R$ 15 bilhões no país, segundo o Ministério do Turismo.

E com a chegada de visitantes locais, de outros estados e até estrangeiros os comércios e o artesanato lucram movimentando a economia e a geração de empregos.

Além disso, o roteiro de fé incentiva o surgimento de novos negócios. Somente na última temporada de verão, Santa Catarina recebeu cerca de 2,5 milhões de turistas, gerando R$ 10,1 bilhões, de acordo com a Fundação Getúlio Vargas.

Boa parte desse público fica em hotéis e pousadas no litoral, mas aproveitam para conhecer atrativos de outras cidades próximas. É aí que entra, mais uma vez, o destino religioso do Santuário de Nossa Senhora dos Navegantes.

De acordo com o Ministério do Turismo, anualmente cerca de 8 milhões de viagens domésticas são realizadas movidas pela fé. Percursos de renovação, para quem deseja passeios com história e esperança.

2 Comments

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: