Rock in Rio Lisboa é palco para o turismo brasileiro

Da Redação

José Sena Goulão/Lusa Portugal

>> PCantor português, Rui Veloso durante apresentação com o brasileiro Toni Garrido no segundo dia do Festival no Parque Bela Vista em Lisboa, 22 de Maio de 2010.

Para marcar um dos maiores eventos de música realizados em Portugal, o Rock in Rio Lisboa, a Embratur fez promoção que permite ao público “experimentar” destinos e cultura brasileira durante o festival.

Com um estande de aproximadamente 100m², com vista privilegiada para o Palco Mundo, onde acontecem os principais shows do Rock in Rio, a Embratur apresenta o turismo e toda a diversidade turística e natural do Brasil. Segundo o órgão brasileiro, os visitantes podem participar de um jogo virtual em 3D, fazendo a simulação de um vôo livre sobre a cidade do Rio de Janeiro. O jogo é destinado a grupos de cinco pessoas e, ao final de cada dia de festival, a equipe vencedora ganha passagens aéreas para o Rio de Janeiro.

Além disso, o público pode se inscrever, em totens disponíveis no estande, no “Drum Circle”, grupos de percussão organizados nos intervalos dos shows, formados por aproximadamente 200 pessoas, com apresentações nas proximidades do estande da Embratur. Os participantes também concorrem, em sorteio no dia 30, a duas passagens aéreas, com acompanhante, para o Brasil.

Outra ação especial é o Espaço Fashion, feito em parceria com o El Cortes Inglés (rede espanhola de lojas de departamento), onde a atração é o estilo de vida e a moda brasileira. No local são realizados desfiles diários com as últimas tendências da moda de 2010 de famosas marcas brasileiras, como Totem, Água de Coco e Rosa Chá.

“O objetivo é mostrar a diversidade brasileira, fazendo com que o desejo de visitar o Brasil, ou voltar a visitar, seja despertado no público que participa do Rock in Rio – que tem um perfil de consumo que se encaixa perfeitamente no público alvo que a Embratur trabalha”, afirma Jeanine Pires, presidente da Embratur.

Atrações online A Embratur aproveita o evento em Lisboa para incrementar suas ações de comunicação digital. Além de disponibilizar as imagens das ações realizadas no canal do Youtube e utilizar as redes sociais para repercutir as ações do Rock in Rio, o instituto envia mensagens, via bluetooth, para que os visitantes do estande baixem o menu interativo da Embratur no celular, com opções de entretenimento e informações.

“A participação da Embratur no Rock in Rio também é uma grande oportunidade para relacionamento. Durante os shows, convidamos operadores de turismo portugueses, empresários do setor e jornalistas europeus para visitar o estande e participar das promoções. É uma forma importante para ampliar o conhecimento desse público sobre o Brasil”, explica Walter Vasconcelos, diretor de Marketing da Embratur.

A estimativa de público para os cinco dias do evento em Lisboa é de aproximadamente 360 mil pessoas. Os organizadores do evento estimam uma visibilidade internacional de 800 milhões de espectadores em mais de 70 países, com a mídia gerada e as transmissões. A quarta edição do Rock in Rio Lisboa acontece nos dias 21, 22, 27, 29 e 30 de maio, no Parque da Bela Vista.

Mercado português Mercado de alta prioridade para a promoção turística brasileira, Portugal está entre os dez maiores emissores mundiais de turistas para o Brasil, que recebeu, em 2009, 184 mil visitantes portugueses. A última pesquisa de Demanda Turística Internacional, de 2008, revela que 35,6% dos portugueses viajam ao Brasil a lazer e 18,2% a negócios, eventos e convenções.

Os destinos brasileiros mais procurados pelos portugueses são: Rio de Janeiro, Salvador, Natal, Tibau do Sul (RN) e Fortaleza (CE), quando o motivo da viagem é o lazer. São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife (PE) e Curitiba (PR) são os mais visitados pelo turista de negócios.

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