Região Autônoma da Madeira é homenageada em Santos

Cerimônia com a presença do prefeito da cidade e cônsul-honorário em Santos, entre outras autoridades, comemorou os 33 anos de autonomia do arquipélago luso.

Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

>> Armênio Mendes, cônsul-honorário de Portugal, discursa entre autoridades presentes no evento.

No dia 28 de junho, a cidade de Santos comemorou o Dia da Região Autônoma da Ilha da Madeira e Comunidades Madeirenses, devido ao 33º aniversário de sua autonomia, celebrada oficialmente em 1º de julho. A cerimônia foi realizada no Centro Turístico, Esportivo e Cultural do Morro do São Bento, organizada pelo Rancho Folclórico Típico Madeirense, com apoio do Conselho Permanente das Comunidades Madeirenses e da prefeitura.

A cerimônia começou com missa em Ação de Graças, na Igreja Nossa Senhora da Assunção, seguido pelo hasteamento das bandeiras e execução dos hinos de Portugal, do Brasil e da Região Autônoma da Madeira. Após os discursos, houve a apresentação do Rancho, levando os presentes a uma grande confraternização, com a participação das autoridades e do público nas danças típicas apresentadas pelos componentes do grupo.

O prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa (PMDB), ressaltou os laços existentes entre a cidade e a Região da Madeira: “Com todo respeito às outras comunidades, Santos é uma cidade portuguesa, e sente alegria por isso. Vale ressaltar que Santos foi fundada por um português, Braz Cubas, e que é cidade-irmã de Funchal”, afirmou.

O cônsul-honorário de Portugal, Armênio Mendes, destacou a luta dos habitantes madeirenses que emigraram: “Através de aspectos culturais, como por exemplo o bordado, eles se esforçaram para manter viva a cultura portuguesa”. Mendes também fez a promessa de doar trajes típicos ao Rancho, com o intuito de apoiar o grupo.

Emocionada, a presidente do Rancho Folclórico Típico Madeirense, Claudete Pereira de Souza, agradeceu o apoio do cônsul, da prefeitura e de toda a comunidade lusitana: “É gratificante e nos incentiva a continuar o trabalho que realizamos aqui no morro”, disse.O conselheiro das Comunidades Madeirenses, José Narciso Fernandes Inácio, destacou a identificação entre a Madeira e Santos, como também ressaltou o trabalho realizado por Mendes a frente do consulado: “Houve uma melhora no serviço, com cerca de 60 atendimentos diários”.

O presidente da Casa da Madeira de Santos, José Maria Rodrigues Ferreira Filho, parabenizou as entidades organizadoras do evento: “Todos estão de parabéns, pois a festa melhora a cada ano”. Rodrigues aproveitou a oportunidade para divulgar o evento que a entidade promoverá no próximo dia 5, em homenagem à Autonomia, com cozido à portuguesa e música ao vivo.

Para o vereador Odair Gonzalez (PR), eventos como esses devem ser realizados sempre, como forma de homenagear a comunidade: “Devemos prestigiar, pois fortalecem as tradições e cultura de Portugal, mantendo-as vivas”, declarou.

O evento terminou com a inauguração de um quadro com a fotografia do ex-presidente do Rancho Folclórico Típico Madeirense, Manoel Joaquim Ramos, que foi representado por sua esposa, Lídia Miguez, apresentadora do programa ‘Presença Portuguesa’, e também com a exposição de bordados típicos madeirenses, confeccionados pelas bordadeiras do Morro do São Bento.

Presenças: secretária de Turismo de Santos, Wânia Seixas; secretária de Comunicação Social de Santos, Rosana Major; Miriam Guedes de Azevedo, chefe do Departamento de Políticas de Turismo, e Marcelo Vallejo Fachada, chefe do Departamento de Atividades Turísticas da Secretaria de Turismo de Santos; vereadores Sadao Nakai (PSDB) e Arlindo Barros (PSDB); Adelino Rodrigues, jornalista e apresentador do programa ‘Ver, Ouvir e Falar’; e Alexandre Monteiro, folclorista e coordenador do Rancho Folclórico da Associação Atlética Portuguesa.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: