Quase 40 mil brasileiros já voltaram para o país desde início da pandemia

Da Redação

Com o fechamento de fronteiras mundo afora, diante da pandemia, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) coordenou ações trazer os brasileiros espalhados pelo mundo de volta ao Brasil, segundo o governo federal.

Com apoio de diversas embaixadas e contando com a ajuda do Ministério da Defesa, Ministério do Turismo, quase 40 mil brasileiros já puderam voltar para casa por conta de ações de repatriação, como no caso da operação realizada na África.

Vindos de aeroportos de Burkina Faso, Nigéria, Senegal e Guiné Bissau e somando-se aos brasileiros que já estavam em Gana, o voo fretado pelo Governo Brasileiro partiu da capital de Gana, Acra, e levou um grupo 134 brasileiros no total. O desembarque foi realizado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, com familiares aguardando boa parte dos passageiros, no último dia 23.

“Este voo é mais uma prova de que ninguém ficará para trás, como determinou nosso presidente da República. A Embratur participa com grande satisfação desta operação, pois sabemos da importância enorme desta ajuda para as famílias neste momento de pandemia”, disse o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, logo na chegada do voo ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Uma das repatriadas junto ao marido e ao filho, Giane Paiva Brunetti demonstrou, em seu desembarque, o alívio que sentiu ao chegar no Brasil. Ela é missionária na África e estava em Guiné Bissau buscando uma oportunidade para retornar desde maio, quando ocorreu o primeiro de um total de três cancelamentos de voos.

“Estou com o meu pai doente e precisava voltar urgentemente. Não consigo nem expressar minha alegria e gratidão ao Governo Federal, à Azul e à Embaixada de Gana, que foi porta-voz em todo o Oeste da África e nos ajudou com este voo. Sentimos que não estávamos sozinhos, que havia um governo querendo nos trazer, uma realidade muito diferente da que ofereceram os governos de outros países”, comentou Brunetti.

De Portugal, muitos brasileiros embarcaram de volta ao país. Em maio, o Consulado-Geral do Brasil em Lisboa anunciou o sétimo voo de repatriação de brasileiros, com destino a São Paulo.

Estrangeiros no Brasil

O Governo reabriu fronteiras para estrangeiros em voos do exterior, mantendo algumas restrições, no início de agosto. Voos internacionais seguem proibidos de pousar nos estados Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins.

A portaria anterior, publicada no Diário Oficial da União de junho, previa a entrada por vias aéreas apenas pelos aeroportos do Galeão (RJ), de Brasília (DF), de Guarulhos e Viracopos (em SP).

Estrangeiros com visto de visita para estadia de curta duração – até 90 dias – deverão apresentar, antes do embarque, comprovante de aquisição do seguro-saúde.

A restrição não se aplica a naturalizado; imigrante com residência de caráter definitivo; profissional estrangeiro em missão a serviço de organismo internacional; funcionário estrangeiro; cônjuge, companheiro, filho, pai ou curador de brasileiro.

Para vias marítimas e terrestres, os estrangeiros não estão autorizados para viagens turísticas, mas podem entrar para atividades de negócios e trabalho.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: