Portugueses escolhem Santos como destino turístico

Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

VISITA >> O empresário português José Fontes e esposa brasileira Sandra Toledo, de Coimbra, visitaram o bondinho do tradicional bairro do Gonzaga.

 

Santos é a cidade escolhida por centenas de portugueses para suas viagens de lazer ou negócios. Dados da Setur (Secretaria de Turismo) apontam que Portugal foi o 6º do ranking dos países que mais trouxeram visitantes à cidade no ano passado, consolidando sua presença no município.

O empresário português José Fontes esteve com a esposa brasileira Sandra Toledo a visitar Santos. O casal, que mora em Coimbra, conheceu alguns pontos turísticos, como as escunas e o bondinho do tradicional bairro do Gonzaga, que funciona como Posto de Informações Turísticas. Mas foram os jardins da orla que mais chamaram a atenção. “Está muito bonita a praia”, declarou Fontes. Eles passaram três semanas no Brasil e visitaram também os estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e a capital Brasília.

Além da forte presença da comunidade lusa, que faz com que muitos se desloquem de Portugal para reverem parentes e amigos, o turismo de negócios ajuda a atrair visitantes. O Mendes Convention Center, de propriedade do empresário português Armênio Mendes, é o maior da região da Costa da Mata Atlântica, ajudando a cidade a se destacar no calendário de eventos do país. De acordo com o ranking elaborado no ano passado (referentes a dados de 2006) pela ICCA (International Congress and Convention Association), principal associação internacional de congressos e convenções, Santos conseguiu a 8ª posição entre as cidades brasileiras que mais receberam eventos e feiras de negócios internacionais.No BrasilMas não é só a cidade que se aproveita desse crescimento. Na 20ª Bolsa de Turismo de Lisboa, realizada no mês de janeiro passado, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) divulgou que desde 2006 os empresários portugueses investiram 290,7 milhões de euros (cerca de R$ 760 milhões) no setor turístico do Brasil. Além disso, empresas como a companhia aérea TAP e o grupo hoteleiro Pestana vem aumentando os investimentos, de olho na crescente demanda. Com 312.521 turistas que visitaram o Brasil, em 2006, Portugal é o terceiro maior emissor de visitantes para o país no mundo e o primeiro na Europa.

Deixe uma resposta