Portugal vence prêmio da Organização Mundial de Turismo com projeto das escolas de turismo

Da Redação

A Organização Mundial de Turismo (UNWTO), agência das Nações Unidas responsável pela promoção da sustentabilidade do setor, premiou o projeto formativo das escolas do Turismo de Portugal – denominado Tourism Training Talent – com o primeiro lugar na categoria Inovação e Políticas Públicas da 14ª edição dos prêmios UNWTO, pelo seu exemplo de capacitação das futuras gerações de recursos humanos do setor.

Em um país onde o turismo assume uma importância cada vez maior na dinamização da economia – até outubro de 2017 recebeu 18,223 milhões de hóspedes, um crescimento de 8,6% em comparação ao período homólogo de 2016, e foram criados mais 58.000 empregos no setor – a aposta nas pessoas (turistas, residentes e todos os que colaboram diretamente nesta atividade) é uma das prioridades da estratégia turística nacional (ET27).

Com o intuito de contribuir para a inversão da pirâmide de formação (60% dos recursos humanos com ensino secundário ou técnico profissional), o Turismo de Portugal criou um novo e abrangente programa na sua rede de 12 Escolas de Turismo, que denominou Tourism Training Talent (TTT), focado essencialmente no talento das pessoas, no desenvolvimento de soft skills, na inovação e na internacionalização dos profissionais do turismo, como base de sucesso do setor em Portugal.

O programa visa o aumento das competências dos alunos e profissionais, adaptando a sua formação às novas tendências, abrindo as escolas à comunidade e incentivando o empreendedorismo, ampliando o papel da formação a outras atividades e valorizando as carreiras, promovendo o trabalho no turismo.

Segundo divulgou o governo, foi realizado um extenso trabalho de revisão dos currículos de todos os cursos de especialização tecnológica, incorporando disciplinas e métodos inovadores de aprendizagem em artes performativas, no digital, em gestão e comunicação, adequados aos novos perfis de turistas, às novas tendências e como resposta direta à evolução do mercado.

A internacionalização é um dos pilares da estratégia das Escolas do Turismo de Portugal, no sentido de exponenciar o sucesso da formação e as perspectivas de carreira. Esta é a única rede escolar em Portugal que tem cursos especializados e ministrados totalmente em língua inglesa, e em complemento aos cursos, desenvolve projetos de estágios internacionais e programas de intercâmbio, assegurando a captação de alunos estrangeiros.

O Turismo de Portugal está também empenhado na formação de bons profissionais, abertos à inovação, às transformações do negócio, versáteis, empreendedores e com capacidade para acompanhar as novas tendências. Neste sentido, foram lançados dois programas de aceleração: o Tourism Creative Factory e o Open Kitchen Labs, com propostas de acompanhamento à criação de micronegócios e desenvolvimento de ideias de negócios específicas para o setor, com uma forte interligação à economia de base regional. Foi também criado um projeto diferenciador no sistema formativo, a plataforma on line Connective, que proporciona aos alunos das Escolas de Turismo o acesso a uma vasta rede de mentoring de âmbito internacional, permitindo exponenciar o sucesso da sua formação e perspectivas de carreira.

O Tourism Training Talent (TTT) foi concebido com base na Estratégia Turismo 2027, tomando em consideração as necessidades futuras do setor, procurando contribuir para aumentar a competitividade e reforçar o posicionamento de Portugal como destino turístico de excelência.

“Ganhar esse prêmio é uma prova definitiva de que, enquanto ambiciosa, a estratégia que definimos e as consequentes mudanças que implementamos foram imperativas em um mercado em constante mudança. Estamos oferecendo um sistema de treinamento inovador no qual as pessoas e seus talentos são a base para o sucesso de um setor. Pretendemos capacitar profissionais que possam ajudar a tornar Portugal um destino turístico cada vez mais superlativo, um país onde o trabalho é altamente avaliado e onde há um investimento nas pessoas e suas habilidades, qualificando profissionais do turismo e atraindo talentos” diz o presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

Integrado ao Ministério da Economia, o Turismo de Portugal é a autoridade nacional responsável pela promoção, valorização e sustentabilidade de atividades turísticas, agregando em uma única entidade todas as competências institucionais relacionadas ao estímulo do Turismo, da oferta à procura.

A rede do Turismo de Portugal inclui 12 escolas pelo país: Porto, Douro/Lamego, Viana do Castelo, Coimbra, Oeste, Estoril, Lisbon, Portalegre, Setúbal, Vila Real de Santo António, Portimão e Faro. As escolas focam em treinamento vocacional para qualificar e realçar as competências e habilidades dos profissionais do setor. Mais de 3000 estudantes são treinados anualmente, preparando-se para o Mercado de trabalho e obtendo qualificações profissionais no setor, com visão para melhorar a qualidade e o prestígio de suas carreiras no Turismo. Saiba mais em escolas.turismodeportugal.pt.

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