Portugal: Turismo será centralizado e delegações extintas

Da Redação
Com Lusa

O setor do Turismo será “centralizado” e as delegações em Portugal e no estrangeiro serão “extintas, porque são um fator de ruído promocional”, de acordo com o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal.

Melchior Moreira explicou que, dado que “urge fazer uma reforma neste setor”, é necessário “haver estruturas únicas, onde se fará a promoção interna e externa do turismo” nacional.

“Temos que ter dinheiro para a promoção turística e não para ter gente”, frisou o dirigente, acrescentando que “não faz sentido ter uma região como, por exemplo, o Alentejo, onde há quatro entidades a fazerem a promoção turística”.

Para Melchior Moreira, que falava à margem da apresentação da iniciativa “Fins de semanas Gastronômicos, há que “concentrar tudo numa só entidade, centralizar serviços para rentabilizar recursos”, algo que se traduzirá no “sucesso para a afirmação do turismo”.

Melchior Moreira fez questão de realçar que mesmo em tempos financeiramente conturbados o Turismo do Porto e Norte de Portugal terá, até final deste ano, “um crescimento de 70%”, o que quer dizer que “é um caso de sucesso”.

“Não precisamos de mais dinheiros comunitários, mas de saber aproveitar o que temos e o Turismo do Porto e Norte de Portugal tem tido a arte e o engenho de traçar um caminho para estes dois anos de crise”.

“A prová-lo está ainda o fato de conseguirmos um orçamento para 2012 de 8, 5 milhões de euros, sendo que do Orçamento do Estado recebemos somente 2,3 milhões de euros”, especificou.

Num momento de crise, o Turismo do Porto é “um exemplo que urge replicar em termos nacionais”, acrescentou ainda.

O Turismo do Porto pretende no próximo ano, entre outras ações, “aproveitar e transformar a comunidade portuguesa espalhada pelo mundo em embaixadora para a promoção da marca Portugal e Porto Norte de Portugal”.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: