Portugal tem hotelaria mais barata da Europa

Da Redação Com Lusa

De acordo com um estudo divulgado na terça-feira, 24 de março, Portugal tinha o preço médio de quarto de hotel mais baixo na Europa, nos últimos três meses de 2008, de 77 euros (R$ 235,8 no câmbio atual), 12% a menos do que no mesmo período de 2007.

Os resultados do Hotel Price Index, um estudo realizado pelo Hotels.com, revelam que "Portugal tornou-se o país com média de preços de hotéis mais baixa, no contexto dos países europeus analisados, acompanhando a tendência de quebra registrada no resto da Europa e do mundo".

A nível mundial, o preço médio de uma noite num quarto de hotel caiu 12% e em dezembro de 2008 estava apenas 1% acima do nível de janeiro de 2004, segundo o estudo.

A queda é de 10% na Europa, abaixo dos 12% registrados nos EUA, e a explicação dada relaciona-se com "a força da moeda contra muitas das outras moedas [que] significou que os preços pagos pelos quartos foram ainda mais baixos".

Todas as cidades portuguesas apresentaram uma descida nos preços reais pagos pelos clientes por noite, mas a hotelaria de Lisboa e Porto tem os decréscimos mais acentuados, de 10%, cita a Hotels.com.

No quarto trimestre do ano passado, o preço médio praticado nos hotéis de Lisboa era de 90 euros, o valor mais alto pago por uma pernoite em Portugal.

Albufeira é a cidade com os preços mais baixos, com média que não ultrapassa 50 euros por quarto, por noite, menos 3% do que no quarto trimestre de 2007.

Além de Portugal, apresentam preços médios abaixo de 90 euros a República Tcheca (78 euros), Hungria (81 euros), Polônia (85) e Irlanda (89).

A hotelaria do Reino Unido é aquela onde os preços médios por noite mais caíram (24%), para 116 euros, seguida da Noruega, com um recuo de 18%, para 121 euros.

O presidente da Hotels.com, David Roche, citado numa informação da empresa defendeu que "os preços dos quartos caíram significativamente nos últimos três meses do último ano à medida que os gestores hoteleiros, em todo o mundo, cortaram nos valores para tentar ocupar os seus quartos".

"Enquanto no último outono a América do Norte era o único continente a ver a média de preços de quartos cair, o Hotel Price Index mais recente demonstra que a reviravolta econômica está agora a afetar os preços de hotéis em todos os continentes", acrescentou.

O estudo da Hotels.com baseia-se numa rede de cerca de 68 mil hotéis situados em mais de 12 mil locais em todo o mundo e tem em conta os valores pagos pelos consumidores e não os preços anunciados pelas unidades. 

Deixe uma resposta