Portugal investe mais em campanha para reverter queda de turistas

Da Redação Com agencias

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>> Da esquerda para a direita: Luiz Mór, vice-presidente da TAP, Fernando Pinto, presidente da TAP, Paulo Machado, diretor do Turismo de Portugal no Brasil, e Mário Carvalho, diretor da TAP na América Latina.

Por conta da crise internacional, o Turismo de Portugal deve aumentar a sua verba de promoção de 3 para 30 milhões de euros neste ano, segundo anunciou o secretário de Estado, Bernardo Trindade, durante um almoço realizado pela Abav após reunião de Conselho de Presidentes e diretoria.

Uma nova campanha no Brasil, com início em 1 de junho, ainda não está finalizada e terá um investimento de 1 milhão de euros no país, em parceria com a TAP.

“Temos conseguido um alto grau de comprometimento do poder público e da iniciativa privada na promoção do turismo português, uma vez que, para cada euro investido pelo governo, as empresas se comprometem a colocar outro”, diz o secretário ao portal brasileiro Panrotas, reconhecendo que faz pouco tempo que Brasil e Portugal, de fato, descobriram o seu grande potencial de troca de turistas.

De acordo com Trindade, a ação ajudará na queda de 15% de brasileiros em Portugal já detectada em 2009. “Até porque será nossa alta temporada”, conta. No ano de 2008, 477 mil brasileiros visitaram Portugal.

Ainda segundo Panrotas, Trindade disse também que ter um expert como Paulo Machado comandando o Turismo de Portugal no Brasil é outra estratégia bem-sucedida e que espera participar da Feira da Abav de forma mais eficiente. “Afinal, Portugal é o segundo destino dos brasileiros na Europa e o turista que chega aqui vindo do Brasil está se qualificando cada vez mais”.

De acordo com Trindade, há interesse em diversificar a promoção da oferta turística portuguesa por nichos de mercado, especialmente, porque tem havido um crescimento da demanda por Portugal por parte de um segmento de melhor qualificação sócio-econômica que tem propiciado um significativo aumento do dispêndio médio do turista brasileiro em Portugal.

O Secretário de Estado do Turismo informou ainda que Portugal estará presente em outubro na Feira das Américas, no Rio de Janeiro, com um estande institucional no qual participarão dezenas de empresários portugueses que compõem a oferta turística do país. O destino também participará do Workshop promovido pela Comissão Europeia de Turismo no dia 19 de outubro, em São Paulo, que deve reunir a maior delegação de países europeus com representação na América Latina.

Durante o evento, o Turismo de Portugal e a TAP Air Portugal formalizaram um acordo de cooperação para o mercado brasileiro, prevendo-se um amplo calendário de ações conjuntas visando promover e divulgar a oferta turística portuguesa no Brasil, incluindo também a campanha conjunta que será desenvolvida com a Espanha naquele mercado.

Turista brasileiro A 18ª Convenção Internacional da ABAV, encerrada em 31 de maio na cidade de Lisboa, foi marcada pelo interesse em desenvolver ações prioritárias de promoção do destino Portugal para o mercado brasileiro.

O presidente da ABAV, Carlos Alberto Ferreira, declarou durante discurso de encerramento que a Delegação do Turismo de Portugal no Brasil tem feito um excelente e profícuo trabalho de promoção e divulgação do destino por meio dos veículos de comunicação de grande penetração.

Ferreira ressaltou que o Brasil é um mercado de dimensões internacionais e que a opção de trabalhar segmentos de demandas é acertada. Ele lembrou que quanto mais o turista conhece as potencialidades de Portugal, mais tempo poderá permanecer no destino.

“O turista brasileiro é multidestinos e pelas dimensões e excelente infraestrutura viária de Portugal, percorrer o país falando a mesma língua é um dos principais atrativos para o consumidor brasileiro”, enfatizou.

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