Pomerode, a terra dos olhos azuis

Por Agência Porto de Notícias

Considerada a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode é uma atração à parte do Vale Europeu. Com uma população de pouco mais de 20 mil habitantes (18 mil originários da Pomerânia, no Norte da Alemanha) – e a maioria de loiros de olhos azuis – Pomerode enche os olhos também por suas paisagens ao redor da cidade, em um percurso de 16 quilômetros, pontilhado de belas casas em estilo enxaimel.

Muitas dessas pequenas casas servem de lojinhas de artesanato, confeitarias e até pousadas. A cidade também aguça a curiosidade por seus costumes excêntricos – e até estranhos para a cultura brasileira – como os inúmeros clubes de tiro ao alvo, onde acontecem não só disputados campeonatos mas também festas de coroação do Rei e da Rainha do Tiro (!).

Como se vê, visitar o Vale Europeu é ter a sensação de estar em outro país. Blumenau, Pomerode, Brusque (a Cidade dos Tecidos, maior centro de pronta-entrega de confecções do Sul do país), Rodeio e Nova Trento são as mais conhecidas. Há ainda Timbó, Rio do Sul, Gaspar e outros pequenos lugarejos continuam intocáveis e esperando para serem descobertos pelos turistas.

Ingo e o “Chopmotorrad”
Ingo Penz, 53 anos, é um autêntico representante do lado mais festeiro de Blumenau. Desde a primeira Oktober (há 22 anos), ele distribui chope pelas ruas da cidade com o seu “Chopmotorrad”, uma motocicleta que carrega um barril com capacidade para 50 litros e que já virou tema de música. De lá para cá já foram mais de 150 mil copos de 300 mls distribuídos antes e durante as festas na região. Portanto, não estranhe se encontrá-lo nas ruas da cidade distribuindo chope com a maior naturalidade e, claro, posando com a sua moto para fotos com os turistas. Jornalista de formação e fotógrafo por profissão, Penz é descendente de alemães e, claro, um defensor apaixonado das tradições que seus familiares trouxeram. O homem é um show à parte, com ou sem chope.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: