Pestana lança projeto de Responsabilidade Ambiental no RJ

Grupo de hotelaria português plantou 5 mil mudas de árvores nativas no projeto de restauração florestal Florestas do Futuro, em área da cidade de Resende, RJ.

Da Redação Com Portugal Digital

O grupo português Pestana lançou durante a 36ª edição da Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV), no Rio de Janeiro, seu novo projeto de responsabilidade socioambiental.

O projeto é parte do plano estratégico do grupo de hotelaria e turismo e visa dar a contribuição da marca, através de seus hotéis, para a preservação do meio ambiente nas diversas regiões brasileiras onde estão instaladas suas unidades.

“A responsabilidade ambiental e a sustentabilidade são um trabalho concreto, de longo prazo, que vai envolver o esforço das equipes em todas as esferas de gestão. Educação, conscientização, consumo consciente, racionalização, serão diversas ações em prol de um futuro melhor para a sociedade e isto diz respeito a nossas famílias, colaboradores, clientes e parceiros”, afirma Roberto Rotter, diretor geral de Operações da rede para a América do Sul, citado em comunicado do grupo.

Na primeira etapa, o projeto terá apoio da organização não-governamental Fundação SOS Mata Atlântica, que trabalha ativamente na conservação das áreas remanescentes deste boma no Brasil.

A contribuição da rede de hotéis Pestana foi feita através do plantio de 5 mil mudas de árvores nativas no projeto de restauração florestal Florestas do Futuro, em área na cidade de Resende, no estado do Rio de Janeiro.

"Além disso, nos próximos meses, serão colocadas em prática as primeiras ações, que compreendem a formação das equipes no consumo consciente dos diversos recursos naturais por meio de palestras com educadores da ONG", de acordo com informação do grupo hoteleiro.

Cada gerente geral receberá um manual com as ações práticas que deverão ser seguidas nas unidades – controles de energia, água, reformulação dos processos de reciclagem, dentre outros. Os hóspedes receberão em seus quartos um pequeno guia de boas maneiras ambientais que podem ser facilmente aplicadas no trabalho, em casa ou em suas comunidades.

Outra grande mudança anunciada pelo Pestana será a troca de toda a papelaria por papel reciclado e a redução do consumo do papel. Hoje a rede usa 7,8 mil resmas de papel A4 de uso comum nos escritórios, que serão gradativamente substituídas pelo papel reciclado. A papelaria utilizada pelo Grupo Pestana em outros setores, como blocos, envelopes, papéis de carta também será substituída.

“Nossos hotéis já mantêm sistemas inteligentes, como lâmpadas econômicas de LED ou frias, sensores de presença nos corredores sociais, sistema key tag para gestão de consumo de energia nos apartamentos quando o hóspede não está presente, controladores de água nos banheiros, além de processos de coleta seletiva e reciclagem. Para novas unidades deveremos contemplar mecanismos de reuso de águas pluviais ou de aparelhagens de ar condicionado, assim como o uso de energia natural solar” complementa Rotter.

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não governamental criada em 1986. com objetivo principal de promover a conservação da diversidade biológica e cultural do Bioma Mata Atlântica e ecossistemas sob sua influência, estimulando ações para o desenvolvimento sustentável, além de promover a educação e o conhecimento sobre a Mata Atlântica.

Já o Grupo Pestana desenvolve a sua atividade principalmente no setor do Turismo, tendo ainda interesses na Indústria e nos Serviços. As suas duas marcas de hotelaria (Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal) detêm/gerem 85 unidades hoteleiras e cerca de 8.200 quartos, sendo assim o Grupo Pestana a maior cadeia hoteleira de origem portuguesa.

O processo de internacionalização está em curso existindo já presenças consolidadas em oito países (Portugal, Brasil, Argentina, Moçambique, África do Sul, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Venezuela). O Grupo anunciou recentemente a sua presença em mais um país, através da construção do Pestana Chelsea Bridge, em Londres, previsto para inaugurar em 2009.

O Grupo Pestana está no Top 100 das empresas hoteleiras mundiais. Segundo o ‘Corporate 300 Ranking’, publicado pela revista norte-americana “Hotels”, o Grupo Pestana, com as marcas Pestana Hotels & Resorts e Pousadas de Portugal, ocupa a 94º posição e é a única marca portuguesa a constar deste ranking mundial.

A partir de 2003, o Grupo Pestana assumiu a gestão da rede das Pousadas de Portugal, com mais de 40 pousadas existentes no território português e promoveu a sua internacionalização através da abertura de uma Pousada em Salvador, Bahia, em outubro de 2005.

O universo destas entidades emprega cerca de 7.000 colaboradores. Em 2007 apresentou receitas de cerca de 400 milhões de euros e um EBITDA superior a 100 milhões de euros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend