Para turistas estrangeiros, o melhor do País é o povo brasileiro

Pesquisa encomendada pela Embratur ao instituto de pesquisas Zaytec mostra como o turista internacional vê o Brasil. Rio de Janeiro é a cidade mais lembrada e o presidente Lula é, pela primeira vez, a personalidade mais citada pelos estrangeiros.

Da Redação

O povo brasileiro é o que há de melhor no Brasil, segundo a opinião de 45% dos entrevistados pela pesquisa “Perfil do Turista Estrangeiro e Imagem do Brasil”. Além da acolhida, os visitantes citaram também as belezas naturais (23%). A Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) ouviu 2.405 pessoas de 27 países, que visitaram o Brasil em junho de 2009. “A pesquisa mostra que mais de 90% dos turistas estrangeiros gostam de vir ao Brasil e recomendam a viagem a amigos e parentes”, afirma o ministro do Turismo, Luiz Barretto.

O Rio de Janeiro é a cidade mais lembrada por 45% dos estrangeiros entrevistados, seguida de São Paulo (16%), Salvador (5%), Florianópolis (3%) e Fortaleza (3%). Quando o assunto é comida, as mais citadas são: feijoada (20%), churrasco (16%), feijão com arroz (9%) e carnes diversas (9%).

O presidente Lula, Pelé e Ronaldo são, nesta ordem, as personalidades mais lembradas nas citações estimuladas dos entrevistados. Pela primeira vez, Pelé ficou em segundo lugar. E, quando questionados sobre qual seria o símbolo do País, os estrangeiros surpreenderam: o mais citado foi bandeira brasileira (24%). Em seguida, estão Cristo Redentor (17%), futebol (7%) e Corcovado/Pão de Açúcar (6%).

Segundo Jeanine Pires, presidente da Embratur, a percepção de que o Brasil é um País emergente aparece como ponto positivo na formação de opinião. “Esses dados são essenciais na promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, em que sediaremos a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016”.

“Chamo a atenção para dois aspectos que considero importantes: primeiro, a confirmação de que o jeito de ser, a cultura e o estilo de vida do brasileiro encantam e cativam aqueles que vem nos visitar. Depois, a percepção de que o Brasil é um país emergente, que ocupa um novo lugar no mundo e cuja economia aparece como ponto positivo na formação de opinião" disse.

O estereótipo da mulata parece ter saído da cabeça dos turistas: quando questionados sobre a imagem que têm do povo brasileiro, a alusão às mulheres não chegou a 1%, enquanto 25% se referiram à alegria e felicidade do nosso povo, 18% ao jeito amigável e outros 18% à simpatia.

O que não agrada é a criminalidade (22%) e a pobreza (18%), no entanto 10% dos turistas não vêem pontos negativos. Os turistas estrangeiros pesquisados têm entre 18 e 75 anos e passaram no mínimo três dias a passeio.

As referências positivas à economia do país são, também, crescentes – foram feitas por 57% dos entrevistados, que apontaram a economia brasileira como em crescimento, dinâmica, forte e estável. Apenas 10% se referiram de forma negativa.

Esta pesquisa foi finalizada em agosto de 2009. Mais informações sobre a pesquisa podem ser obtidas no site www.turismo.gov.br.

Confira outros tópicos da entrevista com estrangeiros: Belezas Naturais: Praias (28%) Florestas (18%) Rio de Janeiro (16%) Foz do Iguaçu (7%)

Música/dança Samba (46%), MPB e forró (9%) Bossa nova (7%)

Esporte Futebol com 85% 10% dos turistas não vêem pontos negativos.

Deixe uma resposta