Obra: Presença Portuguesa

Livro demonstra a importância dos imigrantes portugueses para o desenvolvimento de São PauloPorto de Notícias

 

Se você imagina que a presença portuguesa no Brasil se limita às caravelas ou à padaria mais próxima, fique atento. Em Presença Portuguesa em São Paulo (Imprensa Oficial/Memorial do Imigrante), a historiadora Sônia Maria de Freitas mostra o verdadeiro papel dos imigrantes portugueses para a história de São Paulo. Eram portugueses, por exemplo, alguns dos principais líderes do movimento operário paulista, assim como vários dos principais empreendedores do Estado.

 

Em 288 páginas, são apresentadas 200 fotografias de época, documentos, gráficos, tabelas e as biografias de 38 representantes da colônia portuguesa (empresários, comerciantes, operários, presidentes de entidades).  

Presença é o quarto livro de Sônia Maria de Freitas, doutora em História Social pela USP e especialista em imigração para São Paulo. A publicação teve apoio do Banco Luso-Brasileiro e será lançada na abertura da mostra “Os Novos Descobridores”, que acontece a partir de oito de outubro no Memorial do Imigrante, na Mooca.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: