No ano de Portugal no Brasil, governo quer incentivar também o turismo

Da Redação

Turismo na agenda: ministro Gastão Vieira recebeu ministra Ana de Hollanda e presidente da Funarte, Antônio Grassi.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, e o presidente da Funarte, Antônio Grassi, para tratar da inserção do turismo na agenda do ano Brasil-Portugal.

A abertura da programação será no próximo dia 7 de setembro, em Brasília, durante as comemorações do Dia da Independência e o encerramento em 10 de junho de 2013, em Lisboa, nas celebrações do Dia de Portugal.

“Será mais uma oportunidade para despertar nos portugueses o desejo de visitar nossos destinos turísticos. A crise na Europa é um complicador, mas não podemos ficar de braços cruzados”, afirmou o ministro Gastão Vieira. Ele determinou às áreas técnicas do ministério que acompanhem e avaliem a iniciativa coordenada pela Funarte.

O ano do Brasil vai reunir em Portugal os principais expoentes da música, gastronomia, dramaturgia e literatura brasileiras. Serão realizadas exposições, shows, mostras de arte e festivais gastronômicos. Já estão confirmadas as presenças dos escritores e jornalistas Luís Fernando Veríssimo e Zuenir Ventura e dos cantores Milton Nascimento, Nei Matogrosso, Zeca Pagodinho e do grupo musical Monobloco, entre outros nomes da cultura brasileira. “Pensamos numa programação ampla que pudesse vender a imagem do Brasil e incentivar também o turismo”, explicou o presidente da Funarte, Antônio Grassi.

Para a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, a participação do Ministério do Turismo é importante para amplificar os ganhos do evento. “Temos trabalhado para conquistar importantes parceiros como o Ministério do Turismo”, afirmou ela.

Gastão Veira encaminhou o projeto para a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo. “É uma oportunidade de promovermos, por exemplo, um intercâmbio sobre restauração de monumentos. Os portugueses têm ampla experiência no assunto e podemos, com o apoio deles, melhorar as condições de monumentos simbólicos das cidades históricas”, destacou Gastão Vieira.

Embratur apoia

O presidente da Embratur, Flávio Dino, e o presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Antônio Grassi, acertaram uma parceria estratégica para promover o Brasil por meio da cultura.

Dino acertou o apoio da Embratur à iniciativa, que vai contar com diversas ações para um grande público de turistas em potencial. “Portugal é um dos maiores emissores de turistas para o Brasil, somente no ano passado mais de 180 mil turistas visitaram nosso país. Essas estatísticas tornam a promoção do Brasil em Portugal necessária e estratégica para o turismo brasileiro”, afirma.

Em 2011, Portugal foi classificado como o décimo maior emissor de turistas para o Brasil, tendo enviado 183 mil visitantes portugueses. “Apesar de ter havido uma pequena queda na entrada de turistas de 2010 para 2011, Portugal ainda é um mercado de altíssima prioridade para o Brasil”, disse Dino. Ainda de acordo com o presidente da Embratur, a crise na Europa pode ter influenciado a queda no número de viagens internacionais dos portugueses, porém esse quadro pode ser revertido em pouco tempo. “Portugal continuará sendo foco de investimentos para promoção internacional dos destinos turísticos do Brasil”, acrescentou o presidente.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: