Mais de 800 mil passageiros são esperados para a temporada 2009-2010

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Por Ronaldo AndradeDe Santos para Mundo Lusíada

Considerada a maior temporada já realizada no país, têm início no dia 23 as viagens dos cruzeiros marítimos com a atracação do navio MSC Lirica, com a expectativa de atender um público de mais de 800 mil passageiros, entre embarque, desembarque e trânsito, consolidando Santos como a capital de cruzeiros marítimos do Brasil. A última atracação programada será a do navio MSC Opera, no dia 3 de maio de 2010.

O Costa Concordia será o maior navio dessa temporada, com capacidade para receber 3780 passageiros, além de 1110 tripulantes. Em 20 de fevereiro, estão programadas as atracações de seis navios, sendo o dia de maior movimento. No total, estão previstas 279 escalas.

Vários segmentos do comércio de Santos e da região da Costa da Mata Atlântica, como a rede hoteleira, restaurantes e serviços de transporte serão beneficiados com os gastos provenientes dos passageiros dos cruzeiros, com a previsão de movimentar cerca de R$ 200 milhões. De olho nesse potencial, a operadora de viagens Nascimento Turismo organizou um pacote opcional, em parceria com o Parque Balneário Hotel, do Grupo Mendes, para que o turista possa aproveitar as atrações de Santos, oferecendo transporte do aeroporto para o hotel e depois para o Terminal Marítimo de Passageiros ‘Giusfredo Santini’, no armazém 25, no cais santista, incluindo o retorno para o aeroporto.

Também o Santos e Região Convention & Visitors Bureau – entidade que tem o objetivo de fomentar o turismo de negócios e lazer na região – lançou no início do mês o programa ‘24 horas na Costa da Mata Atlântica’, com o objetivo de estimular a permanência dos turistas que embarcarão nos cruzeiros marítimos para conhecer e desfrutar das várias atrações turísticas das nove cidades da Costa da Mata Atlântica, composta por Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, Peruíbe, Santos e São Vicente. A instituição apresentou também o novo logotipo da instituição: um catavento formado por nove eixos, mostrando a união no setor turístico desses municípios.Agências de viagens comemoram

As agências de turismo estão otimistas em relação à venda de pacotes de cruzeiros marítimos. Para o diretor da Numatur Turismo, Paulo Freitas, a expectativa para essa temporada é vender cerca de 20% a mais em relação ao período 08/09: “Pelo fato de trabalharmos com todas as operadoras marítimas, teremos maior oferta de navios”, afirmou. Além disso, o passageiro que comprar o pacote na Numatur – que possui uma unidade em Santo André e outra na Vila Guilherme em São Paulo – tem a opção de traslado, cobrado à parte, para se dirigir ao Terminal de Passageiros.

Opinião semelhante em relação à expectativa do aumento de vendas é a da diretora da Armando Turismo e Viagens, Juliana Lopes: “Como também trabalhamos com todas as operadoras, que estão oferecendo várias promoções, e também com o aumento do número de leitos disponíveis aos passageiros, esperamos comercializar aproximadamente 25% a mais”, afirmou a diretora da agência, que se localiza no Centro Histórico de Santos.

O proprietário da Coraltur Turismo e Câmbio, José Carlos Teixeira, afirmou que a queda do dólar, ao mesmo tempo em que ajudou a estimular o turismo doméstico, também proporcionou uma procura maior pelos cruzeiros: “Os interessados têm opção de fazer os mini-cruzeiros, de três dias, e também os cruzeiros mais tradicionais, com duração de uma semana, para o Nordeste”, afirmou Teixeira, que projeta um aumento entre 5% a 6% na venda dos pacotes por parte da agência, que fica no centro de São Paulo.

A expectativa gerada pelos cruzeiros é tanta que contagia não somente os passageiros, mas até para quem trabalha no trade e já possui experiência em viagens em alto-mar. A agente de viagens Daniela Pagani se prepara para realizar nessa temporada mais dois embarques, totalizando 15: “Irei em março com a família no Costa Concórdia, que é um navio grande, e em abril, durante a Páscoa, embarcarei no Grand Voyager, que por ser um navio pequeno oferece um atendimento mais personalizado”, disse.Cruzeiros temáticos

Outra opção para os interessados em embarcar são os chamados cruzeiros temáticos, que focam públicos específicos, como o cultural e o de fitness. Nessa temporada, haverá também o ‘Navio do Centenário’, que homenageará o Corinthians, além do tradicional cruzeiro do Rei Roberto Carlos, intitulado ‘Emoções em Alto Mar’. Além disso, também estão programadas as saídas dos navios da cantora Cláudia Leitte e da dupla sertaneja Zezé di Camargo & Luciano.Programa Santos Todos a Bordo!

Para recepcionar os passageiros que embarcam nos navios, a Secretaria de Turismo de Santos organiza o Programa ‘Santos Todos a Bordo!’, que consiste em divulgar as atrações da cidade nos ônibus de viagem que trazem os passageiros dos cruzeiros, por meio de quatro rotas turísticas. O objetivo é mostrar o potencial turístico de Santos e facilitar o acesso ao terminal, sendo que essa divulgação, que será realizada em dias em que houver três ou mais navios, é feita por estudantes da área de Turismo.

Para o chefe do Departamento de Atividades Turísticas da Secretaria de Turismo de Santos, Marcelo Vallejo Fachada, essa temporada mostra o crescimento da cidade no setor de cruzeiros marítimos: “O público tem à disposição uma oferta de navios novos e maiores, sendo que alguns deles estão vindo pela primeira vez a Santos, como o Lirica, Orchestra, Vision of the Seas, Concordia e Imperatriz”, declarou.Terminal de Passageiros

O Terminal Marítimo de Passageiros ‘Giusfredo Santini’, localizado no armazém 25 do cais santista, está preparado para atender a maior demanda da temporada 09 / 10. De acordo com a Concais S/A, empresa que administra o local, foram investidos para essa temporada R$ 1,5 milhões em obras para a melhoria da infraestrutura do terminal, que ocupa uma área de 37.500 m² e é considerado o maior e mais moderno da América Latina. A Secretaria de Turismo de Santos mantém no terminal, durante a temporada de cruzeiros, um Posto de Informações Turísticas, com recepcionistas bilíngues que esclarecem dúvidas e distribuem material informativo sobre os pontos turísticos da cidade.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: