Maior Feira de Turismo das Américas reúne milhares de profissionais

Participaram representantes da Associação de Turismo do Norte, do Centro, de Lisboa, do Alentejo e Região Autônoma da Madeira, além da participação de alguns hotéis de Portugal, representados pelo Turismo de Portugal.

Por Ronaldo Andrade Do Rio, para Mundo Lusíada

Ronaldo Andrade

>> Estande do Turismo de Portugal na Feira da Abav 2009 no Rio de Janeiro.

Por Ronaldo Andrade
Do Rio, para Mundo Lusíada
Realizada no Rio de Janeiro entre os dias 21 e 23 de outubro, a Abav (Feira das Américas 2009) reuniu os principais profissionais do segmento turístico, como agentes e operadoras de viagens, sendo considerado o evento da área mais importante das Américas, que contou com mais de 20 mil participantes, entre visitantes, prestadores de serviços e representantes do trade.

O encontro atraiu cerca de 700 empresas expositoras, entre órgãos oficiais, associações de turismo e empresas que representavam setores como companhias aéreas, cruzeiros marítimos, hotéis e locadoras de veículos.

O saldo do encontro foi considerado positivo pelo presidente da ABAV nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira. O ministro do Turismo, Luiz Barreto, declarou que a realização da Abav, além da importância para o país e para a América do Sul, funciona também para integrar roteiros e potencializar o Turismo. Já para a presidente da Embratur, Jeanine Pires, a realização de eventos internacionais no Brasil gera oportunidades para o setor turístico, citando que a realização no país da Copa do Mundo e das Olimpíadas podem atrair outros eventos para diversas cidades brasileiras. Em 2008, o Brasil foi o 7º país que mais realizou eventos internacionais no mundo, segundo a Associação Internacional de Congressos e Convenções.

Participação Portuguesa

Empresas e instituições portuguesas também estiveram presentes na Abav. Entre eles, estiveram presentes representantes da Associação de Turismo do Norte, do Centro, de Lisboa, do Alentejo e Região Autônoma da Madeira, além da participação de alguns hotéis de Portugal, que estiveram representados pelo Turismo de Portugal.

TAP nega fusão
Em coletiva de imprensa realizada no dia 22, o vice-presidente executivo da TAP, Luiz da Gama Mór, declarou que uma possível fusão com as companhias aéreas TAM e a angolana TAAG é, no momento, especulação: “Atualmente o que existe são acordos de parcerias entre as empresas”, afirmou Mor.

A TAP tem a expectativa de transportar mais de um milhão de passageiros nas linhas do Brasil em 2009, sendo que a que a taxa média de ocupação no país, até o mês de setembro, foi de aproximadamente 70%, representando 28% das receitas obtidas pela companhia, mesmo levando em consideração a queda de número de passageiros, em torno de 8%. Em relação ao número de passageiros europeus que desembarcam no Brasil, Portugal lidera o ranking, seguido por Itália e Espanha.

Divulgação Turística

A chefe de Divisão de Promoção Turística da Região Autônoma da Madeira, Clara Noronha, destacou os atrativos que a Ilha tem a oferecer, salientando os objetivos de participar da Feira: “Já temos muitos turistas brasileiros que vão para a Ilha da Madeira, mas não tanto quanto desejaríamos, por isso que estamos participando da Abav para divulgar nossos atrativo. Na Madeira, durante todo o ano, podemos fazer desporto, usufruir de um clima ameno e de um ambiente calmo”, afirmou Clara.

Alexandre Marto Pereira, representante do Fátima Hotels, afirmou que o número de brasileiros que vão a Fátima está a aumentar a cada ano, e que os hoteleiros da região estão interessados nesse público: “Uma grande parte desses visitantes ainda não pernoitam, e estamos tentando mudar esse quadro, já que boa parte do que Fátima oferece, do ponto de vista religioso, são cerimônias noturnas. A renda per capta do brasileiro aumentou, e a simpatia recíproca entre os dois povos, além da facilidade cultural e linguística, é evidente”, declarou Pereira, que estimou em seis milhões o número de visitantes que Fátima recebe anualmente.

Entrevista: Paulo Machado

Paulo Machado – Economista pós-graduado em marketing, presidente da Comissão Europeia de Turismo na América Latina, desde 1986 promove a oferta turística de Portugal no Brasil.

ML – Como o Sr. avalia a participação de Portugal na Abav?
Paulo Machado: Nosso país esteve presente em um estande que reuniu 14 empresas e instituições que representam o turismo de Portugal, na principal feira de Turismo da América Latina, e estávamos localizados numa posição privilegiada, na entrada do pavilhão internacional da feira. Todos os empresários estiveram empenhados em promover cada vez mais e melhor nosso destino e nossa oferta turística, mostrando um Portugal moderno e atualizado, onde o binômio tradição e modernidade convivem muito bem.

ML – Em relação ao crescimento no número de vendas para os expositores, é possível estimar uma percentagem?
Paulo Machado: Não temos números nem a feira tem essa possibilidade de prospectar o crescimento. É uma feira que traz resultados a longo prazo, os empresários vêm com o objetivo de conhecer os agentes de viagem e detectar oportunidades para encontrar operadores brasileiros que possam vender o destino Portugal, em pacotes turísticos ou em passageiros individuais.

ML – Como os empresários portugueses veem o mercado brasileiro?
Paulo Machado: É um mercado de aposta. Muitas empresas, de uma oferta mais segmentada, no turismo de luxo de Portugal, têm apostado cada vez mais, já que a demanda vem sido respondida muito bem pelos brasileiros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: