Lisboa apresenta plano de promoção turística focando Brasil

Da Agencia Lusa

A agência Turismo de Lisboa apresentou na quinta-feira, 06 de novembro, os programas especiais de promoção turística que começam ainda este ano, focam o aumento do número de pernoites de brasileiros e espanhóis na cidade e receberão mais de um milhão de euros (R$ 2,76 milhões) em investimentos.

"É importante agir desde já e tentar recuperar algum do tráfego que temos perdido no contexto de crise econômica internacional que atravessamos", disse o presidente-adjunto do organismo, Mário Machado.

A capital portuguesa registrou uma queda na ocupação durante o primeiro semestre de 2008 e uma melhoria em setembro. Apesar disso, ficou abaixo dos números de setembro de 2007.

Para o programa de promoção no Brasil, foram destinados 570 mil euros (R$ 1,5 milhão). Mário Machado disse ter como objetivo "inaugurar uma promoção continuada neste mercado", e atingir em 2009 cerca de 400 mil pernoites de turistas brasileiros na Área Metropolitana de Lisboa.

Com o apoio da companhia aérea TAP, a agência Turismo de Lisboa irá promover, a partir de 20 de novembro, uma campanha de publicidade e marketing na internet e roadshows em oito cidades, incluindo Rio de Janeiro e São Paulo.

Iniciativa Durante a campanha, Lisboa será apresentada ao mercado brasileiro como "cidade moderna e cosmopolita, tentado romper com arquétipos", disse Mário Machado. "Queremos mostrar que Lisboa tem a modernidade que há em outras cidades da Europa, que é uma alternativa a Londres ou Paris".

De acordo com dados da agência, os turistas brasileiros gastam em média 190 euros (R$ 524,33) por dia quando estão na cidade, um valor superior ao gasto por turistas de outras nacionalidades

Para o programa de promoção de Lisboa no mercado espanhol, "que necessita de um reforço para evitar quedas futuras", foram mobilizados 540 mil euros (R$ 1,49 milhão).

"No primeiro semestre de 2008, registrou-se uma queda de 4,3% nos pernoites de turistas espanhóis, número que em julho e agosto atingiu os dois dígitos", disse Machado.

Em 2009, com um programa que tem como primeira prioridade as regiões que fazem fronteira com Portugal e como segunda as que têm vôos diretos, a agência Turismo de Lisboa pretende atingir cerca de 880 mil pernoites de turistas espanhóis.

Na Espanha, a aposta inclui a realização de uma campanha de publicidade em jornais regionais. Os dois programas são financiados com verbas provenientes do Cassino de Lisboa.

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