Hotéis portugueses têm menos turistas no verão deste ano

Da Agencia Lusa

Mario Cruz/Lusa Portugal

>> Cerimônia de inauguração da Árvore de Natal de 44 metros no Centro de Lisboa, Portugal, 22 de Novembro 2008.

A crise financeira foi responsável pela redução do número de turistas nas unidades hoteleiras portuguesas de junho a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2007, segundo dados oficiais da agência Turismo de Portugal.

"A partir do mês de junho começamos a registrar uma tendência de crescimento negativa com o eclodir da crise financeira e com a redução da procura", disse Jorge Umbelino, do conselho diretivo da agência, durante o 2º Congresso Internacional de Turismo de Leiria e Fátima, que aconteceu até 17 de novembro em Peniche.

Dados até agosto revelados pelo responsável do Turismo de Portugal apontam para uma redução de 2% no número de estadias em junho deste ano, 2,3% em julho e 4,1% em agosto, em comparação com o período homólogo de 2007.

Ainda assim, de janeiro a agosto as taxas de ocupação nas unidades hoteleiras registraram um ligeiro acréscimo de 0,4%, em relação ao ano passado.

Para Jorge Umbelino, os números revelam uma "tendência menos animadora” que contraria o crescimento que vinha sendo registrado no turismo luso desde 2004 devido ao "crescimento da oferta" e à "melhoria substancial dos estabelecimentos".

A porcentagem variável desse aumento ficou entre 3,8$ e 6,2% entre 2004 e 2007, considerados "os melhores anos do turismo português", período em que as receitas do setor passaram de 6,1 bilhões de euros para 7,3 bilhões de euros (de R$ 18,3 bilhões para R$ 21,9 bilhões, no câmbio atual)

Os dados da agência Turismo de Portugal revelam ainda que as receitas geradas pelo setor recuaram 3% em agosto, em comparação com o mesmo período de 2007.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend