Hotéis de 5 estrelas lideram recuperação do turismo em Portugal

Em fevereiro, os estabelecimentos hoteleiros alojaram 751 mil hóspedes, que originaram dois milhões de pernoites, um aumento de 1% face a igual período de 2009.

Da Redação Com Portugal Digital

Os hotéis de cinco estrelas e as Pousadas de Portugal registraram em fevereiro os maiores aumentos nos pernoites. As informações são do INE, segundo as quais em fevereiro, os estabelecimentos hoteleiros alojaram 751 mil hóspedes que originaram dois milhões de pernoites, um aumento de 1% face a igual período de 2009.

A distribuição das dormidas pelos vários tipos de estabelecimento evidencia aumentos superiores a 10% nas pousadas e nos hotéis de cinco estrelas. No entanto, os hotéis de quatro estrelas representaram cerca de metade do total dos pernotes.

De acordo com o jornal português Dário Econômico, os mesmo dados mostram que, em fevereiro, os residentes em Portugal originaram 730,3 mil pernoites, uma queda ligeira face ao ano passado.

Já os não-residentes contribuíram com 1,2 milhões de pernoites, um aumento de 1,9%, contrariando a tendência negativa registrada nos meses anteriores. Nesse item, o destaque ficou por conta dos visitantes italianos e espanhóis, cuja afluência subiu 13% e 17%, respectivamente.

O número de pernoites aumentou em todas as regiões do país, sendo que o Algarve concentrou 30% do total de aposentos. Contudo, é na Madeira e em Lisboa que se encontram os maiores níveis de ocupação.

Deixe uma resposta