Grupo Pestana tenta evitar fechamento da Pousada de Elvas, a mais antiga de Portugal

Da Redação
Com Lusa

A Pousada de Elvas, a mais antiga de Portugal, está em risco de fechar portas, situação que a administração das Pousadas de Portugal está tentando evitar, segundo afirmou em 23 de fevereiro à Agência Lusa uma fonte do grupo.

A fonte do Grupo Pestana Palace (GPP), entidade que explora a unidade hoteleira há vários anos, admitiu que a pousada poderá encerrar porque tem apresentado ao longo dos tempos “consecutivos resultados negativos de exploração”.

No sentido de encontrar uma solução para o problema e salvaguardar os 16 postos de trabalho, a administração das Pousadas de Portugal “comunicou oportunamente” a várias entidades a situação vivida na unidade hoteleira.

O GPP também fez saber que já reuniu com a comissão de trabalhadores e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Sul para debater a situação.

A fonte da empresa adiantou que está a “desenvolver diligências” para encontrar uma terceira entidade que possa vir a “viabilizar” o funcionamento da Pousada de Santa Luzia, em Elvas.

Já em maio de 2011, a diretora geral do Grupo Pestana, Conceição Costa e Sousa, tinha divulgado que a Pousada de Elvas estava a passar por “sérias dificuldades”.

“O último ano em que tivemos saldo positivo foi em 2005, no qual obtivemos um lucro de apenas quatro mil euros. Desde então, temos vindo sempre a descer”, disse a responsável.

Conceição Costa e Sousa indicou que, em 2006, a unidade hoteleira apresentou um saldo negativo de “7 mil euros”, em 2009 de “203 mil euros de prejuízo” e no ano de 2010 de “170 mil euros”.

Na mesma altura, a responsável alertou para o fato das despesas correntes com a manutenção da Pousada de Elvas serem “cada vez mais pesadas”, dando como exemplo os valores das faturas da água e eletricidade. “Só em água e eletricidade a fatura anual é de 62 mil euros”, indicou.

“Se o fecho se concretizar traduzirá uma perda irreparável para o turismo alentejano e para o próprio património da marca ‘Pousadas de Portugal’, pelo simbolismo que representa uma unidade que foi, na sua categoria, a primeira a abrir no país”, escreve a Entidade Regional de Turismo, em carta enviada ao Grupo Pestana.

A Pousada Santa Luzia, inaugurada em 19 de Abril de 1942, foi a primeira das Pousadas de Portugal. Considerada uma típica casa alentejana, Santa Luzia é um hotel de charme associado à mais famosa gastronomia do Alentejo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: