Grupo Pestana: Real fraco deve elevar turismo no Brasil

Porém a crise financeira pode resultar em diminuição do turismo de negócios, investimentos em feiras e congressos.

Da RedaçãoCom agencia Lusa

Para o responsável pelo grupo Pestana, Francisco Lopes, a desvalorização da moeda brasileira, devido à crise financeira internacional, deverá aumentar o fluxo turístico no Brasil. "Ficou mais barato para o turista estrangeiro visitar o Brasil e muito mais caro para o turista brasileiro viajar para o estrangeiro, o que deverá aumentar o turismo no país", disse Lopes em entrevista à Lusa.

Em pouco mais de dois meses, a moeda brasileira já registrou uma forte desvalorização de cerca de 50% em relação ao dólar norte-americano, alcançando o menor valor dos últimos três anos.

As agências de turismo já sentem também os efeitos da valorização do euro, cerca de 33% em apenas um mês, com a diminuição de 20% nas vendas de passagens para o exterior.

Francisco Lopes frisou, entretanto, que as perdas causadas pelas empresas com a crise financeira poderão resultar "em alguma diminuição" do turismo de negócios, investimentos em feiras e congressos. "Essa crise terá, portanto, um impacto positivo no turismo de lazer e algum impacto negativo no turismo de negócios no Brasil".

Lopes adiantou que a estratégia do grupo português continuará a ser uma aposta no mercado brasileiro e nos países vizinhos do Brasil, como Argentina e Uruguai. "Não vemos muitas mudanças na nossa estratégia para 2009, que continuará a ser o turismo interno e os países limítrofes ao Brasil", afirmou.

No Brasil desde 1999, o grupo tem nove hotéis, nas cidades de Curitiba, São Paulo, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, dois em Salvador, Costa do Sauípe, Natal e São Luís.

Novo projetoEm Porto de Galinhas, litoral sul de Pernambuco, será construído o Pestana Ipojuca Beach Resort & Bungalows, com 195 apartamentos.

As licenças ambientais já foram concedidas e o grupo deverá iniciar a construção do hotel no início do próximo ano, num investimento estimado em 20 milhões de euros (R$ 62,8 milhões).

Na América do Sul, o grupo hoteleiro possui uma unidade em Buenos Aires, capital argentina, além de um hotel cinco estrelas em Caracas, capital da Venezuela, inaugurado recentemente.

As 11 unidades do grupo Pestana na América do Sul deverão registrar neste ano um faturamento de 80 milhões de euros (R$ 251,2 milhões), o que representará 28% do resultado total do grupo português.

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