Férias de julho em um dos trens mais famosos do Brasil

Da Redação

No Paraná, um dos passeios de trem mais famosos do Brasil fica ainda mais bonito na temporada de inverno e pode ser uma ótima opção de programa para fazer com as crianças durante o recesso escolar.

Com saídas diárias, a partir de 15 de julho, foi eleito pelo “The Wall Street Journal” – jornal de maior circulação nos Estados Unidos – como um dos três passeios de luxo sobre trilhos mais interessantes do mundo e pelo “The Guardian”, da Inglaterra, um dos dez mais bonitos do planeta.

Percorrendo uma ferrovia de mais de 130 anos de idade e considerada umas das cem obras de engenharia mais importantes do Brasil, a viagem acontece em meio a maior área contínua de Mata Atlântica preservada do país. Túneis, pontes, picos e montanhas ligam Curitiba ao litoral do Estado e é neste cenário que circulam o Trem da Serra do Mar Paranaense e também a Litorina de Luxo da Serra Verde Express.

A viagem tem início na Estação Ferroviária de Curitiba e a histórica cidade de Morretes como destino final. A beleza do trajeto torna-se exuberante em trechos que passam pelo conjunto montanhoso do Marumbi, Cascata Véu da Noiva e tem como ápice a Ponte São João, inaugurada em 1885, e que até hoje tira o fôlego dos viajantes que passam pelo seu vão livre de 110 metros de altura.

Cerca de quatro horas depois acontece a chegada em Morretes, momento em que o passeio ganha status gastronômico em um almoço tradicional com o famoso “barreado” prato típico da culinária local. O nome vem da expressão “barrear”, de panela de barro.

Trazido pelos portugueses que chegaram ao estado no século XVIII, até hoje é preparado com as mesmas características e temperos de 300 anos. Elaborado com pedaços de carne vermelha como patinho ou coxão mole e toucinho e cozidos por cerca de 12 horas em panela de barro vedada, o prato acompanha farinha de mandioca e costuma ser apreciado com bananas assadas ou fritas.

De segunda a sexta, o Trem da Serra do Mar Paranaense e a Litorina de Luxo partem às 8h30, de Curitiba. Aos sábado e domingos, o Trem parte às 8h30 e a Litorina de Luxo às 9h30. Os bilhetes tem valores a partir de R$ 85,00.

A Serra Verde Express é a operadora oficial do trem turístico de passageiros da Serra do Mar Paranaense na ferrovia Paranaguá – Curitiba desde 1997, e oferece diversas opções de pacotes e passeios. Informações, reservas e compras online estão disponíveis no site www.serraverdeexpress.com.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend