Feira de Mealhada apresenta Fafá de Belém como atração

Da Redação
Com Lusa

A FESTAME – Feira do Município da Mealhada, que se mantem gratuita, terá este ano como uma das atrações a brasileira Fafá de Belém, o angolano Matias Damásio e o português Diogo Piçarra.

“Serão nove dias de festa, entre 08 e 16 de junho, com novas áreas, como a ‘street food’, uma ‘funzone’ dedicada ao Mundial de futebol, com reforço da área infantil e um terceiro palco com ‘karaoke’ e dj a finalizar todas as noites do certame”, revelou em conferência de imprensa o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro.

A edição de 2018 tem um orçamento a rondar os 200 mil euros, tal como em 2017, e “inclui artistas de três continentes”, revelam os organizadores.

“Fafá de Belém, que vem do Brasil para atuar numa terra profundamente ligada àquele país (o carnaval luso-brasileiro da Bairrada realiza-se na Mealhada); Matias Damásio, que vem de Angola para encerrar o cartaz de animação da feira com os sons africanos; Diogo Piçarra, Paulo Sousa, be-dom, Pama, Átoa, Rui Drumond, Rouxinol Faduncho e Cuca Roseta, que irão representar a melhor música portuguesa da atualidade”, avança a organização.

A FESTAME terá ainda uma Gala das Escolíadas, uma produção que envolverá mais de mil jovens dos distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu. No palco principal do certame será dado destaque aos novos valores da música portuguesa, com um concurso de bandas, cujo primeiro prêmio é a gravação de um disco, a pós-graduação em Gestão nas Indústrias da Música e quinhentos euros (em dinheiro).

O recinto – junto ao Complexo Desportivo da Mealhada – foi reestruturado de forma a criar uma área de ‘street food’ e terá também uma ‘funzone’ que transmitirá os jogos do Campeonato Mundial de Futebol, que se inicia dia 14 de junho e inclui o jogo estreia de Portugal, dia 15 de junho, num ambiente de festa criado pela Sagres, patrocinadora oficial do evento e da seleção.

No final da FESTAME, a ‘funzone’ passará para o jardim frente à Câmara Municipal da Mealhada até final da competição. A área infantil da FESTAME será reforçada, com diferentes propostas para as crianças, e haverá ainda um terceiro palco, junto à ‘street food’, dedicado ao ‘karaoke’. O palco 2, como habitualmente, está reservado para as coletividades e grupos do concelho, com propostas tão diversificadas como o folclore, os coros, filarmônicas ou escolas de samba.

“Com todas estas propostas, estão criadas as condições para garantir uma maior atratividade ao recinto e potenciar as visitas aos setores de exposição comercial, industrial, agrícola, automóvel, à área de artesanato e à de gastronomia local, a cargo das instituições particulares de solidariedade social do município, que totalizam mais de uma centena de espaços”, garantem os organizadores.

O acesso ao recinto e aos espetáculos será gratuito, como acontece desde a primeira edição. “A Câmara Municipal da Mealhada mantém este aspecto diferenciador das restantes feiras e festas da região, procurando que estes dias, além de potenciarem a economia local, sejam de encontro e de festa dos mealhadenses e dos milhares de pessoas que se deslocarão à Mealhada para assistir aos seus grupos preferidos”, explica Marqueiro.

A autarquia conseguiu estabeleceu parcerias com empresas locais e nacionais para o evento. Saiba mais em festame.cm-mealhada.pt.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto:

Send this to a friend