Europa e América do Sul estudam projeto piloto para baixa temporada

Projeto prevê o intercâmbio de turistas entre Brasil e países da União Européia nos períodos de baixa temporada. No Brasil, temporada de cruzeiros começa com expectativa de recorde de passageiros.

Da Redação

O Turismo é uma das vertentes do Plano de Ação Conjunta 2012-2014 para a Parceria Estratégica Brasil-União Europeia, um dos assuntos tratados pela presidenta Dilma Rousseff, durante visita oficial à Bélgica, que terminou em 4 de outubro. Os representantes do Brasil e do bloco econômico europeu assinaram instrumento com o objetivo de fortalecer o fluxo de turismo entre a América do Sul e a Europa.

A ação se dará com a formatação de um projeto-piloto, envolvendo cinco países do continente europeu (Espanha, Itália, França, Portugal e Alemanha) e três da América do Sul (Argentina, Brasil e Chile).

O projeto tem como objetivo facilitar a viagem de 50 mil turistas, 25 mil em cada direção, para o uso da capacidade de equipamentos turísticos disponíveis durante as baixas temporadas da Europa e da América do Sul. A operação se dará por meio da articulação com empresas aéreas, agências de viagens e operadoras de turismo.

Os elementos técnicos, segundo o Ministério do Turismo, serão discutidos futuramente para a definição das responsabilidades das partes no projeto.

Cruzeiros: expectativa recorde de passageiros

A temporada de cruzeiros marítimos 2011/2012 começa em 25 de outubro com expectativa de aumento de 12,87% no número de passageiros transportados em relação à temporada passada (2010/2011). A estimativa é de que 17 navios percorram a costa brasileira levando 894.8 mil cruzeiristas, o maior volume das três últimas temporadas.

Embora o número de navios tenha diminuído de 20 para 17, a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) aposta que a “tendência de expansão do setor deve se consolidar nesta temporada”. Isso porque houve um aumento no número de viagens. Até maio de 2012, final da temporada, serão oferecidos 386 roteiros pelo litoral brasileiro. Alguns navios chegarão até o Uruguai e a Argentina.

Os portos de Santos e do Rio de Janeiro embarcarão o maior número de turistas nos sete meses da temporada, segundo a Abremar. Os municípios de Natal, Porto Belo, Recife e Fortaleza registrarão a maior alta no número de visitantes em relação à temporada passada. Os aumentos devem variar de 75,3% a 103%.

Temporadas em números:
2009/2010 – 720,6 mil passageiros
2010/2011 – 792,7 mil passageiros
2011/2012 – 894,8 mil passageiros

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: