Escritório Brasileiro de Turismo instalado em Portugal tem boa expectativa para 2014

Mundo Lusíada

O ministro brasileiro do Turismo, Gastão Vieira, e secretário do Turismo de Portugal, Adolfo Mesquita Nunes, durante a Feira da ABAV em São Paulo.
Foto/Arquivo: O ministro brasileiro do Turismo, Gastão Vieira, e secretário do Turismo de Portugal, Adolfo Mesquita Nunes, durante a Feira da ABAV em São Paulo.

Depois de alcançar 6 milhões de turistas estrangeiros em 2013, a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai usar o marketing de relacionamento e o trabalho de inteligência comercial para divulgar o Brasil como destino turístico no exterior. Instalados no final do ano passado em diferentes países, os 13 EBTs (Escritórios Brasileiros de Turismo) iniciaram neste ano os trabalhos para ampliar a relação comercial de longo prazo com operadoras e clientes potenciais.

Para facilitar o trabalho de planejamento dos EBTs, a Embratur reuniu em Brasília os executivos de cinco escritórios instalados na Europa: Alemanha, França Itália, Portugal e Reino Unido. A Europa é responsável por 28% da entrada anual de turistas estrangeiros no Brasil, com 1,6 milhão de visitantes.

E as feiras são um dos mais importantes instrumentos de promoção do Brasil como destino turístico. Em função disso, a Embratur irá levar as novidades do mercado brasileiro para mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). O evento acontecerá entre os dias 12 e 16 de março, em Portugal.

“A participação na BTL é uma excelente oportunidade para fortalecer a Marca Brasil no mercado internacional. Além disso, em um mesmo espaço, é possível apresentar e promover os diferentes produtos e destinos turísticos do Brasil, com toda a sua diversidade cultural, natural e econômica”, garante a diretora de Mercados Internacionais da Embratur, Leila Holsbach.

O estande brasileiro terá 198m² e contará com a presença de 26 co-expositores. Entre eles, estarão representantes dos estados, operadoras e agências de viagens e entidades do segmento turístico.

Confira a seguir trecho da entrevista com representante da EBT em Portugal, Rodrigo Corrêa:
Nestes primeiros meses de trabalho, houve alguma dificuldade na instalação do Escritório em Portugal?
Não encontramos dificuldades. Existia uma expectativa muito grande no mercado em função da interrupção do trabalho dos EBTs em Portugal. Os primeiros contatos nesses primeiros três meses foram muito bons, identificamos os principais operadores, contatamos e retomamos os contatos realizados até 2010, quando foram interrompidos os trabalhos do Escritório.

Como foi a recepção dos profissionais do turismo de Portugal com a chegada do EBT?
O trade turístico local já estava esperando a chegada do executivo. A expectativa está muito grande em relação ao Brasil, devido à Copa do Mundo. A procura por trabalho e projetos em colaboração está muito alta por parte dos agentes e operadores. Grandes eventos são ótimas oportunidades para o Brasil se mostrar lá fora. Um País emergente, forte economicamente, que se encontra com boas perspectivas. Isso impacta positivamente na imagem do País.

Quais as ações que já estão planejadas para a promoção turística em 2014?
A função da EBT no mercado é buscar oportunidades e apoiar atores locais a vender mais o Brasil. A partir dessa premissa, começaremos a trabalhar na realização de workshops, de eventos para que os profissionais tenham melhores condições de conhecimento de vender melhor o Brasil para o público final. A ideia é que eles conheçam mais outras regiões para ter condições de oferecer outras oportunidades. Não só o segmento sol e praia, mas diversificar a oferta, mostrar outras regiões, como o Sul do País, Pantanal, Manaus.

Qual a expectativa para o trabalho em Portugal em 2014?
Ainda este ano, a capital amazonense contará com voo direto partindo de Lisboa. Esse é mais um subsídio para aproveitarmos e mostrarmos o que o Brasil tem de melhor. Vamos manter a relação com os operadores para organizarmos eventos e distribuirmos todo material necessário, para a maior promoção do Brasil como destino turístico.

Dados

Em 2012, 168.649 turistas portugueses visitaram o Brasil. Desses, 95,8% disseram que pretendem voltar ao País. Portugal é também o país europeu de maior oferta de conexão aérea para o Brasil com voos da TAP, TAM Linhas Aéreas e SATA para Fortaleza, Recife, Natal, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas. Ao total são 62 frequências semanais.

Em Portugal, desde a instalação do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT), no final do ano passado, a estratégia de atuação do executivo foi de aproximar-se do trade turístico no sentido de conhecer os operadores de turismo, agentes de viagens e companhias aéreas do país, assim como do processo decisório de inserção de novos produtos em seus catálogos e portfólios.

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