Escolhidas as 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo

Mundo LusíadaCom agencias

Foto Elena Máximo

>> Cabo Verde

Foi no 10 de Junho que os portugueses anunciaram as “7 Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo” em Portugal. Sete artistas participaram da noite de gala, os portugueses Paulo Gonzo, Rui Veloso, Ricardo Ribeiro, Maria João, o cabo-verdiano Tito Paris, a brasileira Daniela Mercury e o libanês Rabih Abou-Khali foram as atrações no palco em Portimão, além de várias figuras de relevo nacional.

Entre os monumentos portugueses espalhados por 16 países na Ásia, África e América, e classificados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, os vencedores foram: Índia – Fortaleza de Diu e Igreja do Bom João; Marrocos – Fortaleza de Mazagão; Cabo Verde – Cidade Velha de Santiago; China – Igreja de S. Paulo em Macau; Brasil – Igreja de S. Francisco de Assis da Penitência (Ouro Preto – MG) e Convento e Ordem Terceira de S. Francisco (Salvador – BA).

A votação contou a participação de 239,418 mil pessoas, segundo a organização, que puderam dar sua contribuição através de votação pela internet, ligações telefônicas ou mensagens de celular. Entre os critérios adotados para a seleção das construções, a organização do concurso levou em conta o valor histórico e patrimonial.

No Brasil, os dois locais que fazem parte desta lista são igrejas e pontos turísticos históricos muito visitados. Um deles, na Bahia, é a Igreja de São Francisco de Assis e a Ordem Terceira de Salvador, no Pelourinho, com uma fachada barroca de 1723 e sendo todo o seu interior coberto de ouro. Já a construção mineira, a Igreja de S. Francisco de Assis da Penitência, estilo barroco mineiro, é considerada a obra-prima de Aleijadinho e a mais famosa de Ouro Preto.

Em 2010, a “7 Wonders Foundation” levará em votação, nos Açores, as “Sete Maravilhas Naturais de Portugal”, elegendo as paisagens mais bonitas de Portugal Continental e Regiões Autônomas da Madeira e Açores. Segundo o secretário regional da Economia, a escolha dos Açores para a realização da cerimônia é o resulta do trabalho que vem sendo desenvolvido para promoção da região, reforçando a imagem dos Açores “como um destino de eleição para o contato com a natureza ou de qualidade ambiental”. Confira na próxima quinzena do Mundo Lusíada um pouco mais das 7 Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: