Empresa de Turismo do Norte lança concurso de roteiros para contornar a crise

Da Redação
Com Lusa

Uma empresa de turismo da região Norte quer contornar a crise no setor devido à pandemia da covid-19, lançando um concurso para descobrir os roteiros “mais fiéis às origens dos concelhos do Douro Verde”.

“Não podemos esmorecer perante o cenário que subitamente se abateu sobre tudo e todos, mesmo atravessando as dificuldades de mercado causadas pela realidade atual, transversais a todo o setor turístico. Acreditamos que o caminho para a retoma reside na criatividade e na resiliência, bem como na convicção de que quereremos fazer parte da força e da esperança que nos deve guiar a todos”, explicou Paulo Portela, responsável pela empresa de atividades turísticas Bello’Giro e mentor do concurso “Guia por um dia”.

Como forma de não “esmorecer”, a empresa lançou o “Guia por um dia”, no qual os candidatos têm de apresentar uma proposta que englobe um roteiro turístico na região para realizar entre as 09:00 às 18:00, bem como um espaço para pernoitar.

Podem candidatar-se habitantes dos concelhos de Baião, Cinfães, Mesão Frio, Resende, Marco de Canaveses e Amarante ou cidadãos emigrantes portugueses com raízes e conhecimentos da região.

Os roteiros devem ser “objetivos”, “exequíveis” e devem indicar os pontos de “riqueza paisagística, cultural e/ou arquitetônica nos concelhos de Baião, Cinfães, Mesão Frio, Resende, Marco de Canaveses e Amarante, lê-se num comunicado de imprensa enviado à comunicação social.

Além de pedir para que os habitantes se coloquem na personagem de serem um guia turístico na própria terra, o passatempo pretende ainda pôr os participantes a “pensarem e partilharem experiências que os façam felizes”.

“Decidimos avançar com este desafio, porque acreditamos que teremos tempo para viver experiências que nos façam felizes. E enquanto isso não acontece queremos e vamos descobrir o melhor de cada concelho, pela mão de quem os conhece todos os cantos e recantos”, adianta Paulo Portela.

As candidaturas podem ser feitas até ao próximo dia 30 de abril e o júri vai ser composto por entidades ligadas ao setor, designadamente a Turismo do Porto e Norte de Portugal. Os melhores roteiros vão contar da “lista de ofertas da Bello’Giro aos seus visitantes”.

A Bello’Giro, fundada em 2019 e com sede em Baião, tem como objetivo a organização de roteiros turísticos personalizados que levem os visitantes a explorarem e a descobrirem a riqueza natural da zona de Baião e dos concelhos em redor, vocacionada em roteiros “únicos” para famílias e grupos pequenos.

A covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), já infectou mais de 905 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram cerca de 46 mil.

Em Portugal, já foram registradas mais de 200 mortes no país, principalmente na região norte.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: