Conheça as 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo

Mundo Lusíada Com agencias

Mundo Lusíada

>> Macau

Foram eleitas as 7 Maravilhas Portuguesas no Mundo, no último 10 de junho. A iniciativa contou com 239.418 votos, o que segundo Luís Segadães, presidente da empresa realizadora do evento New 7 Wonders Portugal, “demonstra o interesse das pessoas por uma história que é de todos” afirmou o responsável.

A lista elaborada pelos organizadores do concurso considerou o valor histórico e patrimonial dos concorrentes, a origem portuguesa e a influência no mundo. O Mundo Lusíada reuniu mais informações sobre os vencedores do concurso, confira abaixo um pouco mais das maravilhas de origem portuguesa no mundo:

ÁSIA Fortaleza de Diu – (Guzerate) Índia É considerada como a mais importante e bem fortificada estrutura erguida no Estado Português da Índia, foi alvo da cobiça e resistiu a inúmeros ataques de árabes, turcos, indianos e neerlandeses. Uma das primeiras manifestações do estilo renascentista nas praças do Oriente português, destaca-se pela imponente muralha pelo lado de terra que ascendia a 250 metros de comprimento, reforçada por baluartes, apoiada por numerosos fortes e fortins espalhados pelos 40km quadrados da ilha.

Igreja do Bom Jesus – (Goa Velha) Índia Chamada por alguns de “Taj Mahal de Goa”, seu altar mor, com a figura de Santo Inácio de Loyola, é em talha dourada ricamente trabalhada e nos faz entender a designação de Goa Dourada. Em barroco, foi construída entre 1594 e 1605, em seu interior repousa o corpo de São Francisco Xavier, o Apóstolo do Oriente. Faz parte do conjunto arquitetônico de Igrejas e Conventos de Goa, Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Estes monumentos foram influenciais na divulgação do Manuelino, Maneirismo e Barroco na Ásia onde foram estabelecidas missões da Companhia de Jesus.

Igreja de S.Paulo – (Macau) China Também chamada de Igreja da Madre de Deus, forma juntamente com o Colégio de São Paulo as famosas Ruínas de São Paulo. Devido a seu valor arquitetônico e histórico, foi incluído na Lista do Patrimônio Mundial da Humanidade da Unesco. Da Igreja, restou uma imponente fachada de granito e uma escadaria monumental de 68 degraus, mas não restou muito do Colégio, após um violento incêndio de 1835. O fogo começou nas cozinhas do Colégio, alastrou-se rapidamente e destruiu a Igreja, que nunca mais foi reconstruída, apenas uma das duas partes restantes foi concluída em 1640. Alguns dizem que o fato da fachada conseguir escapar à destruição foi um autêntico milagre de Deus.

AFRICA Cidade Velha de Santiago – Cabo Verde Localiza-se no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a 15km da Praia, foi a primeira capital de Cabo Verde, então chamada de Ribeira Grande. Mudou de nome para evitar ambigüidade com outra ilha. A cidade se desenvolveu por conta do tráfico negreiro. E foi porto de parada de dois grandes navegadores: Vasco da Gama, em 1497, a caminho da Índia, e Cristóvão Colombo, em 1498, em sua terceira viagem para as Américas. Em 2000, foi iniciado um trabalho sob coordenação do arquiteto português Siza Vieira para preparar sua candidatura à Patrimônio Mundial da Unesco.

Fortaleza de Mazagão – Marrocos A então cidade portuguesa, atual cidade de El Jadida, foi fundada em 1513 como entreposto comercial, resistiu à soberania dos mouros a custa de grande esforço da Coroa portuguesa. A fortificação mostra o cruzamento entre as culturas européia e marroquina na arquitetura, e sua reedificação foi encomendada aos maiores arquitetos italianos e espanhóis. Em 1769, o Marquês de Pombal decidiu que toda a cidade seria transferida para a Amazônia, região que necessitava de garantias de soberania. A fortificação foi abandonada e seus habitantes partiram para o Brasil, onde fundaram a vila de Nova Mazagão (atualmente Mazagão, no Amapá).

AMÉRICA – Brasil Igreja de S.Francisco de Assis da Penitência – Ouro Preto (MG) É uma igreja construída em estilo rococó, que constitui uma etapa posterior, na evolução do barroco mineiro. A mais famosa de Ouro Preto e considerada obra-prima de Aleijadinho. O forro da nave, em forma de gamela, é totalmente coberto pela pintura de Manuel da Costa Ataíde, que representa a assunção de Nossa Senhora da Conceição (padroeira dos franciscanos, ordem terceira leiga), numa revoada de anjos de várias faixas etárias – crianças, jovens e adultos – todos mulatos e músicos.

Convento e Ordem Terceira de S.Francisco – Salvador (BA) Uma das mais importantes edificações históricas na Bahia, o convento foi iniciado primeiro em 1708, com o edifício terminado em 1723. Mas todo o complexo só seria finalizado em 1782, com a colocação dos azulejos e arremate da portaria. A planta da igreja tem três naves, e é exuberante na decoração interna. Todas as superfícies do interior são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhadas em vários pontos, além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições moralistas. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Send this to a friend