Chefe da ONU aposta na força do turismo para vencer a pandemia

Da Redação

A Organização Mundial do Turismo, OMT, ressaltou o papel único do setor para promover e fazer avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODSs, com o fim da pandemia do novo coronavírus.

A OMM está analisando formas de reativar o turismo, afetado com as medidas de restrições de viagem e isolamento social tomadas pelos governos para conter os riscos de contaminação. A Covid-19 causou uma redução de 850 milhões a 1,1 bilhão de turistas internacionais.

A redução levou a perdas de US$ 910 bilhões a US$ 1,1trilhão em receitas do setor. Pelo menos 100 milhões de postos de trabalho estão sob risco.

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que o turismo pode ajudar a vencer a pandemia.

A retomada do turismo é a prioridade da OMM na fase pós-pandemia após o setor enfrentar forte queda no número de viajantes e as incertezas causadas pela crise global da Covid-19.

O turismo é um dos pilares da Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável e muitas economias precisam do setor. Nos países mais vulneráveis incluindo os pequenos Estados-ilha, o turismo é uma fonte importante de emprego para muitas mulheres.

Fauna e flora
Em várias partes do mundo, a proteção da biodiversidade depende fortemente do turismo incluindo a conservação da fauna e da flora além da receita gerada por essas ações.

Em sua mensagem de vídeo, António Guterres fala também sobre a capacidade do turismo de reunir as pessoas e de promover solidariedade e confiança, ingredientes fundamentais para acelerar a cooperação global necessária neste momento.

A Organização Mundial do Turismo afirma que está fortemente comprometida com o trabalho de promover atividades turísticas pelo mundo.

Passos
Para o secretário-geral da ONU é preciso agora que todos os interessados pensem em como promover a recuperação da Covid-19 da melhor forma possível.

Ele citou passos que incluem ação climática e que levem à sustentabilidade e resiliência.

Muitos países estão apostando em turismo sustentável como parte de sua implementação das metas do Acordo de Paris e mitigar os efeitos da mudança climática.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: