Casa da Madeira anuncia segunda edição do “Cruzeiro Raízes”

Por Odair Sene
Mundo Lusíada

Vitor Souza, Armindo Faria e Otávio da agencia Vasco da Gama.

 

O presidente da Casa da Madeira de Santos, Armindo da Corte Faria, anunciou em 17 de maio, durante o jantar dos presidentes promovidos na entidade, a segunda edição do Retorno do Emigrante, um cruzeiro promovido pela Casa da Madeira, em parceria com a agência Vasco da Gama para países da Europa. Na oportunidade, foram chamados à frente os irmãos Vitor e Octávio que são os diretores da agência, para falarem da programação e outros atrativos da viagem.

Segundo Vitor de Sousa, da agência de viajem, a segunda edição segue ao estilo da primeira, que foi realizada com sucesso. “A primeira deu certo conforme aquilo que programamos, com comunhão entre a idéia que eu tinha inicialmente, que era de uma vivência pessoal, e aquela que o Armindo tinha. Então colocamos este projeto em prática, deu certo, foram em média 150 cabines, 300 pessoas que viveram um momento diferenciado a bordo do navio e essas pessoas vivenciaram a viagem feita pelos seus pais, seus antepassados na vinda ao Brasil”.

Os organizadores estimaram que das 150 cabines comercializadas na primeira edição, cerca de 30 eram de portugueses, o restante eram descendentes de italianos, espanhóis e outros. Segundo Vitor, existe a questão comercial, porém, é mais sentimental que comercial. “É uma realização da comunidade que pensamos em propagar para outras comunidades”, referiu Vitor.

Aproveitando o saudosismo português, e de outros povos imigrantes, o projeto permite aos participantes refazer a viagem dos antepassados e reviver o que eles viveram. “No meu caso, sou filho. Eu vi meus pais chorarem de saudade dos pais, pela morte de um avô. Não é como hoje com a internet, naquele tempo era uma carta que demorava sete dias. Meu pai estava aqui num carnaval, e 10 dias depois recebeu a notícia que o pai dele tinha morrido. É uma coisa hoje inadmissível, é uma outra realidade”, exemplificou o gerente da agência afirmando que o sentimento resgata as raízes portuguesas, italianas, espanholas, de acordo com o que viveram.

 

Roteiro da Viagem

O roteiro da viagem novamente nasce na Itália, com destino ao Brasil, passando pelos portos da Espanha, França e Portugal (Lisboa e Funchal), com paradaem Las Palmas,em Santa Cruzde Tenerife, e parte para a costa brasileira. A pessoa pode pegar o navio em Lisboa, em Savona, Funchal, enfim, ela escolhe. Quando o navio para em algum porto desses permanece o dia todo, dando tempo para o turista conhecer o lugar.

O prospecto da viagem já está sendo divulgado para as casas portuguesas, com roteiro exato da viagem, com datas e horários. Quem quiser saber mais, informe-se pelo site www.vascoda gamaturismo.com.br/raiz.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: