Capital brasileira se reinventa e mostra belezas na “terra e no mar”

Por Igor Lopes

Brasília é a capital do Brasil. Segundo os órgãos oficiais de Turismo, essa região tem “uma série de atrações”, além de ser um “sítio moderno considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco”. A cidade conta também com “prédios homogêneos, ruas largas e arborizadas, parques e setores pensados no bem-estar da população e do visitante”. Todos esses locais, e outros monumentos, “levam a assinatura dos mestres do urbanismo, Lúcio Costa, e da arquitetura, Oscar Niemeyer.

Os principais monumentos da capital estão dispostos de maneira a formar um “museu a céu aberto” e isso fica claro assim que decidimos conhecer a cidade. Uma das melhores maneiras é percorrer as suas ruas. A equipe da empresa Catedral Turismo pode dar uma grande ajuda nesse quesito, já que promove passeios em ônibus turístico, que são sinônimo de muita diversão durante o caminho.

O ônibus de dois andares desse City Tour conta com saídas diariamente às 10h30, 14h e 16h30. O local de embarque é no estacionamento da entrada principal do Brasília Shopping, na Asa Norte. Cada passageiro paga o valor de R$ 50, com tarifas diferenciadas para crianças e idosos.

O passeio dura cerca de duas horas e passa pelos principais pontos turísticos de Brasília, com explicações em português, inglês e espanhol. O City Tour deixa o ponto inicial em direção a Torre de TV, com uma parada de aproximadamente dez minutos na Catedral de Brasília. Depois, segue pela Esplanada dos Ministérios, onde os viajantes têm a oportunidade de conhecer o Palácio do Itamaraty e o Congresso Nacional. Passa também pela Praça dos Três Poderes, onde acontece uma nova parada de dez minutos, tempo para o viajante registrar bons momentos e conhecer monumentos. Após a parada, o roteiro segue pela Ponte JK e pelo Palácio da Alvorada, onde acontece a terceira e última parada do tour, também com duração de dez minutos. Para retornar ao ponto inicial do passeio, o ônibus passa pelo Eixo Monumental, onde é possível ver o Palácio do Planalto, Palácio da Justiça, Teatro Nacional de Brasília e Conjunto Nacional. Um passeio bastante indicado para quem pretende “espiar” o melhor de Brasília.

Sobre a água

Mas, se ao invés do asfalto, você prefere um cenário balnear, a empresa Mar de Brasília também oferece passeios emocionantes. Focada na educação ambiental e no turismo náutico, a companhia navega pelo Lago Paranoá, de onde surge uma Brasília apaixonante, por meio de um Catamarã de 12,5 metros de comprimento por 6,5 metros de largura, com capacidade para 79 passageiros e três tripulantes. O preço por adulto é R$ 45, com tarifas especiais para outras faixas etárias.

A bordo, além de muita informação sobre a história da formação da capital, há também bastante entretenimento. Está instalado um equipamento multimídia completo “para favorecer o aprendizado e tornar os passeios turísticos mais agradáveis”. A preocupação com o meio ambiente é uma constante. Prova disso é a presença de um Holding Tank, compartimento próprio para o armazenamento de resíduos sólidos.

No passeio turístico, que leva cerca de uma hora, o roteiro inclui passagens pelo Hotel Royal Tulip, Palácio da Alvorada, Ermida do Bosco e Ponte Jk, com saída aos sábados, às 12h, no Hotel Royal Tulip. Outro roteiro privilegia o Pontão do Lago Sul, Setor de Clubes Sul e Ponte JK, que conta com uma imagem inesquecível do pôr do sol, todos os sábados e domingos, às 16h e 17h30, com saída no Pontão do Lago Sul. Nos dois casos, o passeio vale a pena pelas paisagens e pelas explicações da tripulação.

O Mar de Brasília também proporciona aos alunos das redes pública e particular de ensino aulas de conscientização ambiental a bordo desse mesmo barco. Pelo sistema de som o guia transmite informações sobre a criação do lago no final da década de 1950, a sua importância para umidificar o ar, já que Brasília tem um clima muito seco, gerar energia e servir de área de lazer. O programa inclui ainda informações sobre a fauna e a flora do local.

A ideia de desenvolver o projeto de educação ambiental no Lago Paranoá surgiu da necessidade de preservar esse espelho d’água.

“Percebemos que existiam poucas ações efetivas para manter o lago vivo. Ele sofre constantemente com a ação do homem. Dia a dia perde área alagada com o processo de assoreamento e nada é feito”, explica Darse Júnior, coordenador do projeto.

Além de desenvolver a educação ambiental nos alunos das escolas públicas, o projeto prevê o fortalecimento do turismo na capital.

“A construção de Brasília em mil dias e a transferência da capital para o Planalto Central marcaram a história do Brasil. O apelo turístico da cidade é inegável. A criação de um lago artificial com 31 mil metros quadrados e 91 mil metros lineares de orla é capítulo importante da capital”, finaliza Darse Júnior.

Outros pontos de interesse

Brasília não é só feita de políticos. E ainda bem, dada a atualidade brasileira. Pelas ruas e recantos dessa cidade, que foi projeta para ser capital brasileira, tendo sido inaugurada dia 21 de abril de 1960, é possível encontrar muita beleza, espaços verdes e locais históricos e emblemáticos.

Para quem decide visitar a cidade, há locais de passagem obrigatória, como a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, Concha acústica, Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, Feira de Artesanato da Torre de Tv e a própria torre, que tem uma visão panorâmica da cidade, de dia e de noite, além do Jardim Botânico, Jardim Zoológico, Memorial JK, Palácio da Alvorada, Palácio do Buriti, Palácio do Itamaraty, Palácio do Planalto, Palácio do Jaburu, Palácio do Supremo Tribunal Federal, Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, Parque Nacional de Brasília – Água Mineral, Ponte JK, Praça dos Três Poderes, Pontão do Lago Sul, Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, entre outros.

Alguns órgãos públicos como o Palácio do Planalto, Itamaraty, Supremo Tribunal Federal, Museu da Imprensa e Congresso Nacional recebem visitantes de forma gratuita, com hora marcada no site de cada instituição.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: