Canceladas visitas turísticas a todos os espaços da Universidade de Évora

Da Redação
Com Lusa

A Universidade de Évora anunciou o cancelamento, até dia 30, das visitas turísticas ao Colégio do Espírito Santo e ao Centro Interativo de Arqueologia, ao abrigo do plano de contingência para prevenção do novo coronavírus.

“O plano foi hoje aprovado pelo grupo de trabalho constituído para acompanhamento desta situação do novo coronavírus e vai ser também disponibilizada uma versão em inglês para informar os alunos estrangeiros”, revelou à Lusa a reitora da academia alentejana, Ana Costa Freitas.

A reitora explicou que o Colégio do Espírito Santo, o principal edifício da universidade, e o Centro Interativo de Arqueologia, no Palácio do Vimioso, “estão fechados para turistas” de 9 a 30 deste mês.

“Decidimos cancelar as visitas turísticas e, como estas estão incluídas no bilhete único” da Rede de Museus de Évora, o Évora Ticket, que garante a entrada em diversos espaços museológicos locais, “tivemos de avisar a Turismo do Alentejo”, entidade coordenadora do projeto, sublinhou.

No âmbito do plano de contingência, a universidade decidiu também adiar todos os eventos marcados para os espaços da universidade, até dia 22 deste mês, como debates ou conferências.

“No dia 16, voltamos a reunir e vamos fazer nova avaliação da situação e uma atualização destas medidas”, disse a reitora, salientando que a instituição “já dispõe de salas de isolamento” nos seus “vários edifícios”. Segundo Ana Costa Freitas, ainda não foi necessário fechar nada, nem cantinas, nem bibliotecas, tendo já sido “distribuído desinfectante” e implementadas “regras de higiene”. “Os serviços da universidade vão fazer a higiene nos corrimões de escadas, nas maçanetas e, depois, é pedido a cada pessoa que trate do seu espaço de trabalho”, com “o desinfectante distribuído”, indicou.

O Governo anunciou a suspensão temporária de visitas em hospitais, lares e estabelecimentos prisionais na região Norte de Portugal. Foram também encerrados temporariamente alguns estabelecimentos de ensino secundário e universitário.

Em Braga, as atividades letivas no campus de Gualtar da Universidade do Minho (UMinho) foram suspensas por tempo indeterminado, depois de um aluno ter sido infectado com o novo coronavírus, segundo o reitor.

OMS: Pandemia

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta segunda-feira que a ameaça de uma pandemia “voltou a ser muito real”, depois de o número de casos ter superado os 100.000 contágios em mais de 100 países.

“É preocupante que tantos países tenham sido afetados tão rapidamente, o número de casos mostra que a ameaça de pandemia se revelou muito real, mas esta pode ser a primeira pandemia na história que seremos capazes de controlar”, estimou Tedros em conferência de imprensa.

A OMS declarou a última pandemia global em 2009, com a gripe A.

“Não nos preocupa a palavra, mas sim a reação que provoca e queremos que esta seja a de continuar a lutar, não a de abandonar”, afirmou a este respeito o diretor executivo da OMS para Emergências Sanitárias, Mike Ryan.

Mais de 70% das pessoas contaminadas pelo novo coronavírus na China estão curadas, anunciou hoje a OMS, indicando que o gigante asiático “está prestes a controlar a epidemia”.

“Em 80.000 casos reportados na China, mais de 70% estão curados”, afirmou o responsável da OMS.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: