Agências de viagem ganham análise geral sobre competitividade

Da Redação

Desde 23 de agosto, está disponível para o turismo brasileiro uma importante ferramenta que ajudará no desenvolvimento de ações para ampliação da competitividade do setor de agenciamento de viagens, bem como para expansão desta atividade no país. Trata-se da Análise Geral da Competitividade do Setor de Agenciamento de Viagens Brasileiro, que foi lançada em São Paulo, na sede da Agência Brasileira de Agências de Viagens (ABAV).

Fruto de uma parceria entre o Sebrae Nacional e a Abav para promover o desenvolvimento do turismo no Brasil, o estudo tem como base dados de uma iniciativa inédita para o setor, chamada Matriz de Competitividade. Desenvolvida com apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas, a matriz oferece aos empresários do agenciamento turístico, uma visão clara sobre sua posição no mercado, ou seja, suas vantagens e desafios em relação aos concorrentes.

“A Matriz representa um termômetro global do mercado de agenciamento turístico brasileiro e também um diagnóstico individual da competitividade das empresas”, destaca presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira.

Esse levantamento de dados foi possível graças à participação de 967 empresas do setor que responderam a pesquisa, aplicada por meio de questionário online nos portais da Abav e do Sebrae. A avaliação levou em consideração os recursos disponíveis por esses negócios para o alcance da competitividade em relação a sete dimensões: administração financeira; planejamento e gestão estratégicos; processos de aprendizagem; produtos e serviços; promoção e vendas; recursos humanos; e tecnologia da informação.

A partir dos dados, as agências foram classificadas em quatro níveis (de 1 ao 4), de acordo com os indicadores de competitividade. Os resultados individuais são conhecidos apenas pelas empresas participantes da pesquisa. Já os dados gerais, dão uma amostra sobre a situação competitiva, por estado e região, além de considerar o perfil dos empreendimentos, tipo de empresa, tempo de operação e número de funcionários.

“É uma ação pioneira para o setor, que permitirá ao Sebrae e à Abav, um melhor direcionamento de suas ações de apoio às micro e pequenas agências do país, para o desenvolvimento do seu potencial competitivo”, ressalta a gestora nacional do programa pelo Sebrae, Valéria Barros.

Para auxiliar as empresas nesse processo de direcionamento estratégico e ganho de vantagem competitiva, o Sebrae e a Abav elaboraram um conjunto de ações e cursos que estão disponíveis nos portais das duas instituições: www.abav.com.br e www.sebrae.com.br.

Os empresários do setor de agenciamento e operações turísticas ocupam posição fundamental, enquanto elo da extensa cadeia produtiva que engloba um emaranhado de empresas ? hotéis, companhias aéreas, locadoras de automóveis, restaurantes ? um total de 52 segmentos da economia, empregando cerca de 50 mil profissionais diretamente e mais de 100 mil indiretamente.

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